Muitos foram os filósofos que, ao longo da história da humanidade, empenharam-se em compreender um dos conceitos mais belos e necessários ao ser humano, a Amizade. Platão dizia que “a amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro”, já Sócrates afirmava que “para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolver em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”. E nos dias atuais, o que é ser amigo? Estamos construindo grandes amizades? Como escolhemos aqueles que andam ao nosso lado? O tema será abordado neste sábado (22/08), às 19h, na Nova Acrópole Cuiabá.
De acordo com o poeta libanês, Khalil Gibran, “o vosso amigo é a resposta às vossas necessidades. Ele é o campo que cultivais com amor e colheis com gratidão”. Para a filósofa, diretora-adjunta da Nova Acrópole Brasília, Lúcia Helena Galvão, a palavra ‘necessidade’, neste caso, se refere ao que é próprio do ser humano e não aos desejos. “Quando agimos por desejos, estamos estabelecendo relações por carências, usando o outro para preencher coisas que me faltam”. O filósofo Immanuel Kant dizia que uma das coisas mais imorais é usar um ser humano como meio. “Ou seja, estou sozinho, então você serve para ser minha companhia, me dar atenção, preciso desabafar e eu te uso como ouvinte”.
Segundo Lúcia Helena, isso seria tratar o outro como um ser periférico que gira em torno das nossas carências, característica comum ao egoísmo. “A amizade verdadeira exige que nos interessamos e nos importamos com o outro, é aquela que não espera frutos. Quando se espera algo em troca estamos fazendo comércio. É amigo aquele que dá por querer o bem do outro e se essa entrega tiver algum retorno, o que lhe toma é o sentimento de gratidão e não aquela sensação de ‘não fez mais que a obrigação’, ou o ‘que eu vou ganhar com isso’.
O diretor e professor de filosofia da Nova Acrópole Cuiabá, Roni Almeida, explica que sem virtude não há como existir amizade. Na amizade tem que haver a mútua benevolência. “O amigo é aquele que conversamos com tamanha transparência como se estivéssemos falando conosco mesmo. Exige fidelidade, respeito, coragem, amor. Virtudes que não encontraremos no outro a não ser que as tenhamos dentro de nós. É por isso, que antes de esperar encontrar bons amigos, precisámos sê-los”, pontuou.
O tema será abordado sob a perspectiva de vários filósofos a fim de gerar novas reflexões sobre o assunto. Esta é a última palestra antes do começo do curso regular de filosofia prática, previsto para iniciar na quarta-feira (26), às 19h. A próxima palestra aberta ao público ocorrerá no sábado (29), às 19h, sobre o Mito do Rei Arthur.
A Nova Acrópole Cuiabá está localizada na Rua Mané Garrincha (ou Alta Floresta), nº 82, Bairro: Jardim Alvorada (atrás do Hospital Universitário Júlio Muller). Mais informações ou inscrições pelos telefones: (65) 2129-9002 /9919-1700 ou no site da escola.