O tão esperado Shopping Sinop venceu mais uma etapa com a abertura das obras para s lojistas que já estão oficialmente no empreendimento. O projeto que iniciou a cerca de 10 anos e pausado por diversas vezes superou também os desafios da pandemia da covid-19.
A unidade visa atrair visitantes e moradores de aproximadamente 30 cidades em dois estados, Mato Grosso (MT) e Pará (PA).
De acordo com o diretor da Empreendi, uma das empresas envolvidas na concepção do projeto e da obra, Roberto Martins, a facilidade de acesso, por meio da BR-163, permite que os públicos dessas cidades visitem o shopping para compras, lazer e entretenimento, já que será o 1° e único shopping em um raio de 500 km.
“Sinop recebe habitualmente um número expressivo de visitantes do entorno. Gente que compra carro novo, vem fazer consultas, visitar os filhos nas faculdades, donos de fazendas e gerentes de propriedades. São pessoas que trabalham a cerca de 80 km da cidade e frequentam o município todos os dias. Por essa razão é que estamos praticamente no centro da cidade, mas do lado da Cuiabá-Santarém onde circulam mais de 20 mil veículos por dia”, detalhou Martins.
Entre projetos, terrenos, obras e o acabamento, foram investidos aproximadamente R$250 milhões, para apresentar o que há de melhor no mundo. Além de proporcionar conforto aos visitantes e resultados para os lojistas, o sistema de ventilação e vidraçaria, por exemplo, utilizam tecnologias com vidros low-e insulados, iluminação 100% led e luz natural.
“Além do sistema de ventilação inovador, os vidros da cobertura são de um material diferente, o mesmo que se encontra em um shopping na Arábia Saudita, por exemplo. Trouxemos inovações que não são tão comuns em outros shoppings do país, o que se tornou um certo desafio. O empreendimento já cativa os visitantes, e vamos entregar algo que certamente vai encantar os consumidores”, descreveu Roberto.
O idealizador também destacou que O local apresenta um diferencial arquitetônico que proporciona a sensação de estar dentro de uma 'onda', melhorando a visibilidade das fachadas das lojas em praticamente todos os pontos do ambiente.
O shopping conta com quatro entradas não tendo uma única entrada principal. O detalhe foi pensado para que todas as lojas e quiosques tenham destaque.
O Shopping Sinop soma 22.750 m2 de área de lojas, e 40,5mil m² de área construída em terreno com 200 mil m², ou seja, ainda há espaço para expansão. Inicialmente, serão disponibilizadas 1.405 vagas de estacionamento.
A AD Shopping, além de ser uma das investidoras, é responsável pela administração e comercialização dos espaços para os lojistas.
A empresa tem um portfólio de 40 empreendimentos, dos quais 11 também participa como sócia e tem uma equipe de 180 pessoas.
O presidente da AD, Helcio Povoa, destacou a importância do apoio dos lojistas da cidade para a inauguração.
“É importante que todos os lojistas agilizem seus projetos, suas compras de produtos, façam suas obras e inaugurem com a gente. Vamos entrar nas vendas de fim de ano e isso impacta na receita de todos”, lembrou Helcio.
Além da AD Shoppping, estão entre os empreendedores a Empreendi (Projetos e captação de recursos), a Colonizadora Sinop (Setor imobiliário – Grupo Sinop) a Campos Imobiliária (também no segmento imobiliário) e as Fazendas Cunhatay (Agronegócio).
O presidente do Grupo Sinop, Ênio Pipino Sobrinho, assegura que a iniciativa é um avanço para o município e região.
“Nós nunca paramos o nosso projeto, sempre evoluímos. Essa é uma ação que não tem volta, precisa e vai ser assertiva como sonhamos um dia. Vamos gerar empregos, isso é primordial e nos deixa felizes em contribuir com o novo momento que Sinop e mais de 30 cidades passarão a viver”, afirmou Ênio.
Trajetória
O Shopping Sinop começou a ser idealizado em 2010, pelo empresário Roberto Martins Neto (Empreendi S/A). A primeira projeção era pra entrar em operação no ano de 2016. No entanto, após problemas burocráticos e dificuldades técnicas na fundação do terreno, a obra civil começou em agosto de 2016.
O empreendimento está sendo implantado em uma área localizada no cruzamento da Avenida Alexandre Ferronatto com a Avenida Maringá, próximo da BR-163 e do centro da cidade. A estrutura terá 40,5 mil metros quadrados de área construída, e 22,9 mil metros quadrados de Área Bruta Locável.
O Shopping foi projetado para abrigar 4 mega lojas, 8 lojas âncoras, 3 semi-âncoras, 164 lojas satélites, 18 fastfoods e 2 restaurantes, além de um complexo de cinema com 4 salas – que serão administradas pela Cinemark, uma das principais players do segmento no país.
Quando estiver pronto o shopping pretende gerar 1,2 mil postos de trabalho.