Economia

Energisa alerta para um período de festas com mais segurança

O fim de ano é marcado por festas de confraternização.  Natal, Réveillon e outros eventos e neste período alguns cuidados devem ser redobrados, pois, com o clima de celebração, os riscos aumentam por falta de atenção.

Energia elétrica é algo sério e devemos tomar muito cuidado, alerta Teresa Gomes Marques Neta, engenheira de Segurança do Trabalho da Energisa Mato Grosso. “Os cuidados são os mesmos que devemos ter durante todo o ano, mas nessa época do ano devem ser redobrados, tanto em casa, com as decorações natalinas internas, quanto na rua e fachadas próximas a rede elétrica”, alerta.

Para passar um fim de ano com as pessoas queridas da forma mais segura possível a Energisa dá algumas dicas.

Enfeites com uso de energia elétrica

Evite o improviso na fiação da decoração e remendos malfeitos. Somente os materiais apropriados devem ser usados. Não substituir a fita isolante por fitas adesivas comuns, crepe ou dupla face. “Use sempre o material correto. Se for preciso usar fita, o reparo deve ser feito com a isolante, que é apropriada para o uso com eletricidade. O ideal é contratar um eletricista capacitado”, explica Teresa.

– Cuidado para o excesso de eletrodomésticos em uma mesma tomada. Proteja os pontos das conexões elétricas e as tomadas adequadamente;

– Procure lâmpadas de LED, são mais econômicas, mais brilhantes e não geram aquecimento;

– Verifique o estado das lâmpadas do pisca-pisca antes de instalar. Se estiverem danificadas podem provocar choques, curto-circuito e até incêndios;

– Desligue os enfeites luminosos antes do dormir ou sair de casa, além de economizar energia isso evitará acidentes;

– Água e eletricidade não combinam. Quando elas se juntam há riscos de choques elétricos e até mesmo morte, não instale as lâmpadas em áreas de risco.

Fogos de artifícios

Os fogos de artifício estão presentes nas festas de fim de ano e merecem a atenção especial. Além dos cuidados para evitar que a manipulação errada dos fogos cause acidentes pessoais, é preciso também escolher um local adequado para evitar acidentes e falta de energia por causa do rompimento dos fios.

– Nunca solte os fogos na direção de postes e da rede de distribuição. Eles podem causar acidentes ou ainda falta de energia por causa do rompimento dos fios;

– É fundamental manter distância da rede de distribuição de energia;

– Não se deve jogar nada nos fios, para evitar acidentes.

Segurança no trânsito

A engenheira também destaca a importância de seguir corretamente as leis de trânsito e, se beber, não dirigir, para evitar acidentes. “Caso ocorra uma batida com poste e houver fios energizados caídos na rua, é necessário ligar para o 0800 64 64 196 e informar a emergência”, pontua Teresa.

Ninguém além da equipe da Energisa que estiver atendendo a ocorrência deve mexer nestes fios.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26