Economia

Energia elétrica lidera ranking de reclamações em julho

Os serviços de energia elétrica continuaram no topo da lista de reclamações de consumidores em julho. O Procon-MT registrou 378 atendimentos de clientes insatisfeitos com o setor; número que equivale a quase a metade das reclamações no setor de serviços essenciais, que também inclui  água e esgoto, que teve 329 registros, e telefonia celular, com 162. Esse grupo somou 967 ocorrências no mês passado.

Em segundo lugar está o grupo de assuntos financeiros, com 387 reclamações- 123 procedimentos para a categoria banco comercial, 77 para cartão de crédito e 64 para cartão de loja.

Produtos ocupam o terceiro lugar do ranking, com 251 atendimentos: 44 para a categoria telefone (convencional, celular, interfone, etc.), 26 para acessório para vestuário (bolsa, cinto, chapéu, guarda-chuva, joia, bijuteria, luva, etc.) e 18 para geladeira e freezer.

Já o setor serviços privados, com 241 registros, está na quarta posição. Os serviços de TV por assinatura foram que liderou neste grupo com 87 reclamações; o de escolas (pré, 1º, e 2º graus e ensino superior teve 38, e de estabelecimento comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.), ficou com 18 ocorrências.

Com 28 reclamações, o setor alimentos está em quinto lugar, seguido pelo setor saúde, com 26 reclamações. A última posição do ranking é ocupada pela categoria habitação, que teve 23 registros.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa (ALMT) e do Várzea Grande Shopping.

Online

Segundo o Procon-MT, foram registrados 2.616 atendimentos em julho. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 1.923 e pelo atendimento online no site do consumidor houve 693 reclamações.

 Nesse canal de serviços, a categoria de telecomunicações liderou o ranking, com 336 registros; em segundo lugar estão os serviços financeiros, com 190 reclamações; e em terceiro, produtos de Telefonia e Informática, com 81 registros. Em quarto lugar está produtos eletrodomésticos e eletrônicos com 32 registros.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26