Economia

Energia elétrica continua na liderança do ranking do Procon Estadual

Foto: Reprodução

Em março deste ano, o Procon Estadual registrou 2.946 atendimentos. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 1.995 registros, enquanto pelo atendimento online (http://www.consumidor.gov.br) foram 951 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o campeão de reclamações foi a área “Serviços Essenciais”, com 1.000 atendimentos. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 456 registros, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 286 reclamações e “Telefonia Celular”, com 158.

Em segundo lugar está a área “Assuntos Financeiros”, com 369 reclamações: 163 para a categoria “Banco Comercial”, 63 para “Cartão de Loja” e 56 para “Cartão de Crédito”.

A área “Serviços Privados” ocupa o terceiro lugar do ranking, com 294 atendimentos, sendo 66 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.), 60 para “Escola” (Pré, 1º, 2º graus e superior) e 44 para “TV por Assinatura”.

Já a área “Produtos”, com 258 registros, está na quarta posição do ranking de atendimentos presencias, registrando 61 procedimentos para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 16 “Outros Produtos Importados” e 14 para “Acessório para Aparelho Eletrônico/Pilha/Elétrico” (Agulha, fone de ouvido, bateria, etc.).

A área “Saúde” aparece em quinto lugar, com 32 reclamações, seguida de “Alimentos” e “Habitação” que estão empatadas em último lugar, com 21 reclamações cada.

Integram o banco de dados do Procon estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa (ALMT) e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.

Atendimento online

Por meio da plataforma http://www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 951 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” foi a mais demandada, com 421 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 293 reclamações; e em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 116.

Na quarta posição da plataforma está a categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 36 reclamações. Em quinto lugar aparece a categoria “Demais Produtos”, com 32 registros; em sexto lugar a categoria “Transportes”, com 25 reclamações; na sétima posição está a área “Demais Serviços”, com dezesseis reclamações; e em oitavo a área “Turismo/Viagens”, que teve oito registros.

As áreas “Saúde” e “Educação” estão empatadas na nona posição, com duas reclamações cada. As áreas “Água, energia e gás”, “Alimentos” e “Habitação” não tiveram reclamações registradas no mês de março na plataforma http://www.consumidor.gov.br.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30 e do Várzea Grande Shopping das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26