Economia

Endividamento atinge 79,5% das famílias no 1º mês deste ano em Cuiabá, aponta pesquisa

O endividamento atingiu 79,5% das famílias em Cuiabá no primeiro mês deste ano, segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os dados ainda mostram que 28,1% das famílias estão com contas em atraso.

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), a alta no endividamento, verificada agora em janeiro, coloca a pesquisa na capital do estado acima da média nacional, que possui uma taxa de endividados em 78%.

Conforme a Fecomércio, o fim de ano pode ter contribuído para esse aumento observado pela pesquisa. Contudo, o endividamento pode ser visto de forma positiva, já que o número de pessoas com contas em atraso apresentou uma tendência de queda, segundo o estudo.

O principal tipo de dívida continua sendo o cartão de crédito, com 79,4%, seguido dos carnês e boletos com 34,1%.

Outro apontamento do índice é com relação à média de dias que as famílias passam com contas em atraso, totalizando 49 dias, sendo maior para aquelas que ganham até 10 salários-mínimos – que passa a ser 51 dias – e menos para aquelas que ganham mais de 10 salários, com apenas 27 dias.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26