Mais de 150 pessoas participaram do Encontro Regional de Turismo do Circuito das Águas realizado em Rosário Oeste (128 km ao Norte de Cuiabá), nos dias 7 e 8 de abril. O objetivo do evento foi discutir maneiras para executar o turismo em parceria com oito municípios e integrar ações conjuntas com gestores e empresários da região. O presidente da Fundação de Cultura e Turismo do município, Uller Roma, destacou a importância do Encontro e o debate que enfocou o potencial turístico e o patrimônio histórico.
Conforme Uller, o município de Rosário Oeste possui cachoeiras espalhadas e mais de 200 cavernas secas e alagadas no distrito de Bauxi. Hoje, os turistas visitam a cachoeira da Serra Azul (Sesc Pantanal) e o Rio Triste (Fazenda Água Branca), passeios de flutuação no distrito de Marzagão e Praia das Embaúbas com festival que reúne mais de 50 mil turistas no mês de setembro. Existem fazendas na região rural, algumas delas construídas por escravos, o que os torna grandes atrativos para o turismo rural.
O prefeito João Balbino comentou que trabalhar com turismo foi um desafio, e após 11 meses de implantação começa a ver os resultados na arrecadação, que poderá chegar a R$ 100 mil por ano. Ele explica que a vocação do município é a agricultura familiar e o turismo. Segundo Balbino, a parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) auxilia na produção e também no turismo rural.
O presidente da Empaer, Cândido dos Santos Rosa Júnior, participou do evento e esclareceu que o Turismo Rural na Agricultura Familiar foi instituído com o intuito de fomentar a agricultura no Estado e possibilitar mais uma fonte de renda as famílias no campo. E ainda ressaltou que a legislação do Turismo Rural conta com ações que visam a realização do turismo ambientalmente sustentável. “Com o objetivo de transformar o turismo em atividade geradora de emprego e renda, a Empaer já executa ações em alguns municípios e está elaborando um projeto para realizar um diagnóstico em cidades com vocação para a atividade”, salienta.
O Encontro contou com a participação de gestores, produtores rurais, extensionistas e empresários que fazem parte do circuito os municípios de Nobres, Diamantino, Jangada, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Nortelândia e São José do Rio Claro. O evento teve o apoio do Sebrae, Sesc Pantanal, Empaer e outros.
Produtos da terra
Para recepcionar os participantes do evento foi realizado o tradicional “café da roça”, organizado pelos técnicos da Empaer com produtos oriundos da agricultura familiar. A extensionista social da Empaer, Miriam Santos Costa Scaravelli, fala que elaboraram pratos salgados e doces, sucos e geléias com produtos do meio rural.
Os produtores rurais da comunidade Forquilha do Manso trouxeram vários produtos para mostrar e comercializar durante o evento. A produtora Eleuza Macedo comercializou doce de leite em pasta e tablete. Da mesma maneira, a produtora rural Maria Isabel Lima apresentou os produtos que comercializa na região e na capital, sendo doces de laranja, mamão e outros.