Circuito Viagens

Jovem do RS vira ‘nômade digital’ e planeja viagem de 2 anos

Eles vão deixar para trás estabilidade financeira, família e uma rotina regrada para encararem o desafio de visitar 40 países em dois anos. O gaúcho Rômulo Wolff e a mineira Mirella Rabelo partem para a aventura em dezembro carregados de ideias. Além da viagem, o casal criou uma empresa de marketing digital e pretende atender os clientes durante a estadia fora do país.

Um conceito bastante difundido nos últimos anos, o de nômade digital, permite que cada vez mais pessoas, independente da idade ou classe social, possam tomar decisões como a da dupla. Sem sede fixa, e necessidade para isso, esses novos trabalhadores estão conectados de qualquer lugar do mundo.

“A ideia da viagem surgiu ano passado, quando eu voltei para o Brasil após muitos anos fora. Após alguns meses estabelecido em São Paulo, e não satisfeito com o ritmo de vida e rotina, comecei a pensar nesse projeto de vida”, relembrou Rômulo.

Em novembro de 2013 ele conheceu a Mirella e contou os planos para o futuro. “No mesmo momento ela comentou que gostaria de tirar um ano sabático, deixar seu trabalho e abrir um negocio próprio. Foi então que em janeiro deste ano tomamos a decisão de juntar nossas ideias e desejos, criar um projeto da viagem, abrir nossa empresa e largar tudo para ir em busca de nossos sonhos”, completou o jovem.

Os preparativos são intentos: aulas de línguas estrangeiras e cursos qualificadores para o trabalho na área de marketing digital, como de edição de fotografia e de vídeo. A ideia é estar preparado para curtir os novos lugares e ter técnica para o novo “emprego”. Um dos diferenciais da estadia fora é a hospedagem. Eles não ficarão em hoteis ou albergues. A ideia é conhecer pessoas através do "couchsurfing", serviço que possibilitar alugar um quarto ou cama na casa de um estranho.

“Hoje a rotina, mesmo não trabalhando, é apertada. Estamos fazendo cursos de fotografia, photoshop e edição de vídeos durante as manhãs. Na parte da tarde dividimos nosso tempo entre o planejamento final da viagem, contato com potenciais patrocinadores, desenvolvimento do novo site e geração de conteúdo para as rede sociais da viagem. Além disso, temos que encontrar tempo para nos despedir dos amigos”, contou Rômulo.

Quanto às expectativas, a principal delas é mudar radicalmente o estilo de vida. “Queremos viver novas experiências e conhecer o que o mundo tem para nos oferecer. No momento que deixarmos nossas casas, vamos enfrentar desafios diariamente, seja viajar pedindo carona ou chegar a lugares que não conhecemos, e ter que buscar um lugar para dormir. Criamos um ‘bucket list’, uma lista de coisas que queremos realizar antes de voltar para casa. Na lista, estão muitos esportes radicais que não sabemos se vamos ter coragem em realizar”, revelou.

Apesar da ansiedade, o casal tem experiência em morar fora. Wolff ficou nove anos entre Inglaterra, Espanha e Suécia, enquanto Mirella morou dois anos nos Estados Unidos.

“Concordamos que a experiência de morar fora mudou nossas vidas e a maneira como enfrentamos as coisas. Com certeza nos inclinou a querer conhecer mais e mais do mundo. O desafio mais importante é nos manter calmos e tranquilos nos momentos tensos”, completou.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.