Alcides Torres, diretor da Scot Consultoria, defende a importância do evento ressaltando a relevância da Cria para a cadeia da carne. “A cria é o primeiro segmento da produção de bovinos, abordando toda a parte de reprodução, genética, manejo reprodutivo, nutrição de fêmeas e de bezerros, pastagens, suplementação animal, entre outros. Logo, é a base para a sustentabilidade e crescimento da pecuária de corte”.
De acordo com o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, o bezerro é a ‘matéria-prima’ da pecuária e sem ele não há engorda, não há confinamento e não há carne. “A Cria é a etapa mais importante porque produz a matéria-prima da carne. O bom desempenho do criador gera resultados na mesa do consumidor”.
As fases de recria e engorda são diretamente dependentes do desempenho do rebanho de cria e a eficiência produtiva nessas duas fases está diretamente ligada à quantidade e qualidade de bezerros produzidos.
Segundo Alcides Torres, mesmo sendo um segmento de suma importância para manutenção da pecuária de corte, a fase de cria é a que apresenta a menor rentabilidade dentro da cadeia, tornando imprescindível a busca por conhecimento e o emprego de tecnologia. “Em função desse cenário e à carência de encontros voltados para a criação de bezerros, realizaremos o Encontro de Criadores da Scot Consultoria, em parceria com a ACRIMAT, a associação de criadores mais ativa e mais mobilizadora do Brasil”.
Fonte: Acrimat