Economia

Empresários estão receosos com Ferrovia de Integração do Centro Oeste

 
Com o título de Estado que é símbolo do agronegócio no país, Mato Grosso tem uma demanda antiga por melhores opções de logística e de escoamento da safra de grãos, como soja e milho. Sonho dos produtores estaduais, que veem no transporte sobre trilhos a solução para o aumento dos seus lucros, a Fico vem encontrando barreiras para sua implantação, que prevê a ligação ferroviária entre as cidades de Lucas do Rio Verde (354 km de Cuiabá) e Campinorte (GO).
 
Segundo Edeon Vaz Ferreira, coordenador executivo do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso, alguns investidores estão receosos com o modelo adotado pelo Governo Federal para operação e construção da ferrovia, chamado de open access, no qual uma empresa fica responsável pela construção, enquanto outra companhia, nesse caso a empresa pública Valec, deterá o controle de operação da mesma, loteando a capacidade de transporte de cargas para qualquer grupo que se interesse pela utilização do serviço ferroviário.
 
“No modelo open access, mesmo que a empresa que irá construir a ferrovia obtenha dividendos tanto da companhia que terá o controle da operação quanto daquelas que efetivamente realizarão o transporte, ainda assim, os investidores estão cautelosos”, pondera.
 
 A Ferrovia de Integração Centro-Oeste tem previsão de 880 km de extensão e, nas palavras da presidenta Dilma Rousseff, “ligará Mato Grosso com a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro, que é a Ferrovia Norte-Sul”. Porém, nem mesmo a possibilidade de escoamento da produção pelo Norte e Nordeste do país, quanto dos portos do Sul e Sudeste, além do direito de explorar o negócio por 35 anos, estão seduzindo o número de investidores ou consórcios de empresas, que temem não ter lucro com o negócio.
 
Entretanto, há luz no fim do túnel para a empreitada, de acordo com o representante do Movimento Pró-Logística. Segundo ele, os chineses têm mostrado interesse e até já assinaram uma “carta de intenções” para avançar na negociação (leia matéria abaixo). Além disso, o governo também estuda a participação de um “fundo garantidor”, controlado por bancos privados para tirar a Fico do papel. Mesmo assim, a ferrovia ainda deve demorar alguns anos para cruzar o cerrado mato-grossense.
 
“O edital para construção da Fico deve sair no segundo semestre de 2014, mas ainda não temos uma previsão exata”, diz ele.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26