Empresários do comércio estão se preparando para enfrentar os impactos das obras do Bus Rapid Transit (BRT) no entorno das avenidas Prainha e XV de Novembro. Atenta à chegada das intervenções, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) lançou nesta quinta-feira (30) uma série de estratégias para apoiar os empresários cuiabanos. Além de treinamentos e soluções voltadas à gestão de negócios, a entidade também criará, nos próximos 30 dias, uma seção em seu site com um observatório que permitirá acompanhar em tempo real o andamento das obras.
Cerca de 9 mil empresas e 36 mil trabalhadores serão diretamente afetados pelos trabalhos, que devem se estender até fevereiro ou março de 2026, segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). O cronograma das atividades foi apresentado a um grupo de cerca de 25 empresários durante reunião promovida pela CDL Cuiabá. O objetivo foi esclarecer dúvidas e alinhar medidas para mitigar os impactos das obras no comércio local.
O presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, destacou a importância das intervenções de mobilidade e de saneamento — como as executadas pela Águas Cuiabá – para o futuro da cidade, mas reconheceu as dificuldades enfrentadas pelos lojistas. “A gente sabe que a obra leva à queda do faturamento. O cronograma é importante porque permite ao lojista se planejar – seja para conceder férias, investir em vendas pelo WhatsApp ou fortalecer o delivery”, afirmou.
Para ajudar os empresários, a CDL lançará dois cursos gratuitos voltados à capacitação e ao planejamento durante o período de obras. Um deles será voltado à equipe de vendas, com foco em estratégias online e atendimento via WhatsApp, enquanto o outro abordará planejamento financeiro, orientando sobre redução de custos e criação de novas fontes de receita. As inscrições devem ser abertas na próxima semana.
Durante o encontro, comerciantes relataram preocupação com a lentidão das obras públicas em Cuiabá, lembrando os transtornos iniciados em 2012, na época do projeto do VLT. “Estamos passando por isso há mais de uma década. Nossa preocupação é com a celeridade da obra”, disse o empresário Valter Evaristo, da Multifer. Já Albano Bezerra, da Casa das Tintas, avaliou a reunião como positiva: “Foi importante para tirar dúvidas. Qualquer obra impacta nossa região e precisamos estar preparados.”
Uma das principais novidades apresentadas pela CDL foi o “Observatório das Obras de Cuiabá”, que estará disponível no site da CDL Cuiabá. A ferramenta reunirá informações atualizadas semanalmente sobre os trechos em intervenção, com dados da Sinfra, da Águas Cuiabá e da CS Mobi. “Todo mundo que quiser saber se a obra vai passar na porta da loja poderá consultar o site. É uma forma de dar transparência e previsibilidade aos empresários”, destacou Macagnam.
 
        

