Representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) participaram, neste fim de semana, da Omnivarejo, realizada em Balneário Camboriú-SC. O evento fez parte da 57ª Convenção Nacional do Comércio Lojista e reuniu pouco mais de 4,5 mil empresários dos setores de comércio e serviços de todo o Brasil, parlamentares e ministros.
O encontro organizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) promoveu discussões sobre o panorama atual do setor, bem como as principais tendências do mercado para alavancar as vendas e o faturamento dos empreendimentos.
O presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, destaca que o evento é fundamental para a integrar a categoria e afinar ideias, bem como projetos e estratégias locais e nacionais. “Esse network com os principais líderes do setor possibilita uma grande troca de informações e experiências e estimula a inovação em tecnologias, o que aumenta as oportunidades de bons negócios”, avalia o titular da instituição.
Para o empresário Magno Ferreira Berbel, proprietário da Casa das Cortinas, a integração de ações que combinam marketing nos ambientes físico e digital é essencial para o sucesso dos empreendimentos no cenário atual junto ao público e também para a geração de novos empregos no mercado de trabalho. Ele foi um dos vencedores do sorteio do Dia Livre de Impostos (DLI), realizado em junho.
O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, destacou a credibilidade que o Sistema CNDL tem para a categoria. “Somos uma entidade com reconhecida capilaridade e capacidade de mobilização”, afirmou.
Novas oportunidades
Dentre os principais temas abordados, o especialista em inovação e conselheiro executivo da Linx, Guga Schifino, abordou uma visão sobre como as novas tecnologias estão revolucionando o varejo. Ele entende que o cenário atual exige que os varejistas compreendam o comportamento do consumidor para atender às demandas de um público mais engajado e influenciado pelo ambiente digital. “É fundamental fidelizar clientes e desenvolver experiências personalizadas”.
Ele destacou que tecnologias estão remodelando os processos de cadeia de suprimentos, controle de estoques e até a forma como os consumidores interagem com os produtos. Conforme o especialista, muitas dessas inovações já estão disponíveis no Brasil, mas o verdadeiro diferencial é como os varejistas utilizam essas ferramentas para se manterem à frente da concorrência. “Para que ocorra essa inovação, não podemos mais olhar mais apenas para o cliente pensando no canal, mas sim em uma jornada completa”.
De acordo com a gerente de indústria da Meta, Daiane Quesada, cerca de metade da população mundial estão conectadas em algum dos aplicativos da marca. Um exemplo forte no Brasil é o WhatsApp, que conta com mais de 147 milhões de usuários e já é considerado um canal direto para empresas que desejam oferecer um atendimento rápido e eficiente, além de ser uma solução acessível para pequenas e médias empresas expandirem sua presença digital.
“A agilidade e a facilidade de acesso proporcionadas pelas redes sociais estão mudando a expectativa dos consumidores em relação às marcas. Hoje, eles esperam respostas rápidas e soluções para suas dúvidas e problemas e as empresas que entregam isso têm uma grande vantagem competitiva”, analisa Quesada.
Crédito
A convenção também trouxe debates sobre o impacto que a tecnologia tem no desenvolvimento dos negócios. O diretor executivo da SPC Grafeno, Magno Neto, ressaltou o papel que os dados financeiros desempenham na criação de produtos e serviços inovadores, especialmente com as duplicatas escriturais ou eletrônicas, aprovadas pelo Banco Central. “A duplicata eletrônica pode ser usada como garantia em operações de crédito, permitindo que as empresas obtenham recursos mais rapidamente e com melhores condições”.
Outro ponto levantado por especialistas foi que a disfunção tecnológica pode beneficiar grandes players do varejo, além de pequenos e médios varejistas. O CEO da Incentive.me, Jansen Moreira, destacou que as ferramentas de incentivo digital, juntamente com o uso de dados, estão tornando o cenário mais democrático, oferecendo possibilidade de competir em condições mais equilibradas.
“Você tem que olhar para o seu cliente e colocá-lo no centro do seu negócio. Com propósito e foco, a tecnologia se torna positiva para impactar clientes e melhorar o negócio”. (com informações da CNDL)