DESTAQUE 4 Economia

Empreendedores celebram o aniversário de Cuiabá com histórias de sucesso e oportunidades

No aniversário de 306 anos de Cuiabá, comemorado nesta terça-feira (8), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) destaca a história de superação dos empreendedores Caroline Maldonado e Carlos Netto, que com amor às raízes cuiabana e a vontade de suprir uma necessidade familiar procuraram o apoio da instituição para empreender. No Sebrae, assim como vários outros microempreendedores, eles buscaram conhecimento e capacitação.

Carolina Maldonado, que se autointitula como ribeirinha, é proprietária da Primus Peixaria, que fica na região do São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá. Para ela, trabalhar diariamente com a culinária regional é motivo de alegria e de realização pessoal e profissional. “Sou nascida e criada na beira do rio. Minhas memórias na infância são da minha família na pesca. Para mim ser cuiabana é motivo de orgulho. Sou muito feliz aqui. Amo viver e empreender em Cuiabá, terra maravilhosa. Ser ribeirinha também é motivo orgulho”, enfatiza.

Ainda de acordo com a empresária, embora o mercado de comida típica tenha público cativo, ela precisou se reinventar. Para isso, participou de vários treinamentos, cursos e eventos promovidos pelo Sebrae/MT, como missões técnicas e o Projeto Agente Local de Inovação (ALI). “Fomos a primeira peixaria a oferecer opções sem glúten como foco de atender às pessoas com intolerância. Empreender em Cuiabá é desafiador, mas também é gratificante porque servimos a culinária tradicional”, pontua.

No aniversário de Cuiabá, capital do Estado, a diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, destaca que há 50 anos a instituição atua junto aos empreendedores cuiabanos, incentivando e capacitando pessoas que se destacam no mercado pelos seus trabalhos. Ela pontua que o Sebrae Mato Grosso sempre apoiou e valorizou a cultura como um todo, em especial a cuiabana que é rica em tradições.

A superintendente lembra que, de modo visionário, há 25 anos o Sebrae/MT construiu o Centro de Eventos Pantanal, incluindo Cuiabá no roteiro de grandes eventos estaduais e internacionais. Só em 2024, foram realizados 234 eventos com a presença de mais de 170 mil pessoas, o que contribuiu para a geração de 4,3 mil postos de trabalho.

“E este ano, o Sebrae/MT tem muito orgulho por presentear Cuiabá com a exposição ‘Lírica, Crítica e Solar: artes visuais em Mato Grosso’, que está em cartaz no Museu Nacional da República, em Brasília, até dia 11 de maio. São mais de 200 obras de 50 artistas, incluindo 17 cuiabanos como Gervane de Paula, Dalva de Barros, Benedito Nunes e Ignêz Corrêa da Costa”, ressalta a diretora Lélia. Ela destaca ainda o trabalho na área de Economia Criativa, realizado pelo Sebrae/MT que foca a diversidade cultural e as formas de empreender neste campo.

Motivação em ajudar

O empresário cuiabano, Carlos Netto, Ceo da Estuda.com, viu na necessidade do irmão que se preparava para o Enem a oportunidade de empreender. O jovem abriu mão de um cargo conquistado por meio de concurso público e lançou, em 2013, uma plataforma online com questões, provas e redações voltadas para estudantes.

Embora a empresa atualmente contabilize resultados positivos, o início foi cheio de desafios. Segundo o empresário, o Sebrae/MT foi imprescindível para o seu crescimento, pois o ajudou a sair de dois para 91 colaboradores, assim como expandir o negócio para todo o Brasil.

“Nestes 12 anos participei de muito eventos do Sebrae Mato Grosso, me ajudando bastante nesta jornada relacionada a capacitação, a formação em relação startups e empreendedorismo. Até aqui, foram muitos eventos, muitos erros e acertos também. Então a empresa foi tomando corpo e hoje, atendemos cerca de 500 escolas e mais 13 milhões de estudantes já passaram pela nossa plataforma”, comemora.

Em alusão ao aniversário de Cuiabá, o empresário cita que tem muito orgulho de ter uma empresa que nasceu em Cuiabá e ganhou o mundo, por meio das plataformas digitais. Ele também destaca que o diferencial da sua empresa é investir em conhecimento por meio da educação. “O brasileiro, assim como o cuiabano quer melhorar de vida. E muitas mudanças começam na educação. Sou feliz fazendo o que faço e, mais ainda, morando em Cuiabá”, frisa.

João Freitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26