Economia

Emplacamentos de veículos em Mato Grosso registra alta de 5,2% em novembro

 
O segmento de motos contabilizou a maior alta do ano, totalizando aumento de 21%. Porém, o presidente da Fenabrave-MT, Manoel Guedes, explicou que isso não representa um crescimento no setor por se tratar de fatores externos.
 
“Durante quase um mês, o Detran-MT esteve em greve, fator que contribuiu para que os emplacamentos se acumulassem no retorno da greve, que aconteceu no final de novembro. Sendo assim, não podemos classificar como crescimento do segmento”, disse o presidente.
 
O mesmo aconteceu com os emplacamentos de caminhões, que em relação ao mês de outubro tiveram aumento de 17,9%. Na cidade de Cuiabá, o aumento chegou a inacreditáveis 190%. Mas a greve no órgão responsável pelo registro de veículos foi o principal motivo dos altos índices.
 
Rondonópolis teve um bom desempenho no mês de novembro. A cidade que emplacou 696 veículos em outubro, aumentou em 14% as vendas, totalizando 794 veículos novos em novembro. Guedes acredita que o crescimento se deve a algumas facilidades promovidas pelos concessionários, além da boa fase da agricultura.
 
“O que temos observado é que cidades produtoras como Rondonópolis registram crescimento em período de safra. Além disso, alguns concessionários estão promovendo alguns benefícios como taxa zero e maior prazo como forma de chamar a atenção do consumidor”, explicou Manoel.
 
Cuiabá registrou um total de 2.576 vendas em novembro, com retração de 5,1% em relação ao mês anterior. Apesar de alguns benefícios oferecidos ao consumidor como forma de aumentar as vendas, em Cuiabá a estratégia não tem surtido efeito.
 
“Esses benefícios não tem estimulado o consumidor a fazer novos compromissos. Sendo assim, muitos estão aguardando a virada do ano para ver como a economia do país se comporta no próximo ano”, finalizou Guedes.
 
NACIONAL
 
O país registrou 440.259 emplacamentos no mês de novembro, número 6,2% negativo em relação ao mês de outubro. No acumulado do ano, o Brasil segue negativo 2,5% em relação ao mesmo período de 2012, registrando quase 5 milhões de automóveis comercializados neste ano
 
Assessoria 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26