Economia

Em tempos de crise, empreendedores apostam fichas na Economia Criativa

Você já ouviu falar em economia criativa? O termo tem ganhado cada vez mais destaque e importância quando a conversa é sobre empreendedorismo e pode ser definido como uma série de atividades que resultam em indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando o seu valor econômico. Ou seja, uma nova forma sociológica de lidar com o trabalho.

O fenômeno já é uma realidade mundial e é visto por muitas pessoas como uma forma de sair da crise e alavancar o seu próprio negócio. Para se ter uma ideia, o mercado criativo gerou uma receita de pouco mais de R$ 155,5 bilhões na economia nacional, segundo um levantamento do Sistema Firjan, publicado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para inspirar e auxiliar novos empreendedores, o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) vai realizar, nos dias 27 e 28 de agosto, o seminário “Cê Qué Vê, Escuta!”. O evento será às 19h, no Palácio da Instrução, no centro de Cuiabá-MT.

Segundo a organização, o encontro tem o objetivo de compartilhar conhecimento e criar uma rede de trabalho, abordando temas sobre economia criativa, empreendedorismo e comunicação para as pessoas que tem ou pensam em criar o seu negócio nas áreas artísticas (fotografia, artesanato, literatura, audiovisual, etc), digitais (mídias sociais, startups, games, etc) e funcionais (arquitetura, moda, gastronomia, turismo, publicidade).

A professora e mestre em Economia Criativa, Ana Eliza Lucialdo, será uma das palestrantes do workshop. Ela elogiou a iniciativa e destacou que o seminário vai ajudar no crescimento do pequeno empresário no Estado. “Isso é um forma de inclusão social e que promove uma sustentabilidade financeira a partir do próprio trabalho. É fundamental ter esse apoio do poder público na geração de oportunidades de vida ao micro empreendedor”.

De acordo com a publicitária e mestre em comunicação e marketing, Cláudia Moreira, a conferência vai possibilitar novos aprendizados para o cotidiano profissional dos empreendedores.  

“O evento trará conhecimentos específicos para a comunidade empreendedora. É importante que essas pessoas se reinventem para competir nesse mercado gigantesco. O encontro também vai estimular a inteligência criativa na execução de ações publicitárias, administrativas, de atendimento, entre outras situações que possam atrapalhar o dia a dia desse público. O objetivo é encontrar soluções”.

 

Fenômeno que veio para ficar

Para as palestrantes, a Economia Criativa não é uma tendência passageira causada pela instabilidade econômica vivida no país, mas sim um novo caminho consolidado na maneira de se relacionar com o trabalho no Brasil e no mundo. Elas afirmam que esse comportamento sociocultural alterou a percepção que as pessoas tinham acerca dos compromissos profissionais nas gerações passadas.

“É uma modalidade em expansão em todos os lugares porque ela quebrou um pouco o modo convencional de trabalhar. Antigamente, o trabalhador precisava cumprir uma determinada carga horária por dia. Na economia criativa, o foco passa a ser o cumprimento de metas estabelecidas e as pessoas tendem a aproveitar melhor o tempo, melhorando a qualidade de vida”, disse Ana Eliza.

“Por meio da Economia Criativa, as pessoas vão atrás de realizações profissionais que sejam pautadas pelo entusiasmo, prazer, lógica, imaginação e ganancia, no sentido de descobrir, despertar, reinventar e inovar. A criatividade não é apenas o ‘inventar algo novo’, mas sim um processo de transformação das suas ações em algo único”, destaca Cláudia Moreira.

 

Redes sociais

Presentes na vida de milhões de pessoas e negócios, as redes sociais têm um papel fundamental para a evolução dos empreendimentos voltados para a inovação. Cláudia, que vai abordar o tema no encontro, disse que as ferramentas oferecidas pelo avanço da internet são importantes para estreitar o vínculo das organizações com potenciais consumidores.

“As redes sociais contribuem muito para fortalecer o relacionamento com o seu público, que vai muito além da simples divulgação de um serviço ou produto. Por meio delas, as pessoas podem vivenciar experiências virtuais com base na missão, visão e valores do negócio”.

A publicitária também aponta que o modo de divulgação dos objetos de consumo mudou bastante com o passar do tempo. Segundo ela, o foco agora está na produção de conteúdos que visam cativar e, até mesmo, fidelizar o cliente através da satisfação.

“As pessoas não querem mais uma comunicação massiva, que visa apenas a venda de um determinado produto, sem possibilitar uma troca de ideias. Elas querem experimentar o conceito de uma determinada marca por meio da imersão e do conhecimento oferecidos pelas redes sociais. Para se ter sucesso nas redes sociais, é essencial criar conteúdo”.

 

Dicas

Tem alguma ideia bacana para colocar em prática? As palestrantes do evento deram alguns conselhos básicos para ajudar a tirar o seu plano do papel:

– Procure conhecimento e tenha disciplina

Para trabalhar com criatividade, é preciso ler, se informar e atualizar e ter disciplina. Muitas ideias sem direcionamento não levam a lugar nenhum;

Faça contatos

Amplie a sua rede de conexões. Novas pessoas podem trazer oportunidades e parcerias para o seu negócio;

Coloque-se em movimento

Não entre na zona de conforto; isso atrapalha o desenvolvimento de qualquer empreendimento. Busque criar novas oportunidades e alternativas.

 

O evento

O seminário “Cê Qué Vê, Escuta!”, com foco em Economia Criativa, será realizado pela primeira vez nos dias 27 e 28 de agosto, às 19h, no Palácio da Instrução, em Cuiabá. De acordo com a organização do evento, o evento terá 200 vagas disponíveis.

Confira a programação completa do encontro:

27/08 – 1° Dia

18h às 20h – Credenciamento
19h às 20h – Painel com Empreendedores
20h às 20h40 – Palestra “Empreendedor criATIVO?” – Ana Eliza Lucialdo
20h40 às 21h – Bate papo
21h às 21h40 – Palestra “Como utilizar as redes sociais para potencializar o seu negócio” – Cláudia Moreira
21h40 às 22h – Bate papo

 

28/08 – 2° Dia

18h às 20h – Credenciamento
19h às 19h40 – Palestra “Processos Criativos” – Cristiane Benvenuto
19h40 às 20h – Bate papo
20h às 20h40 – Palestra “Que história você está contando? Como atrair e manter clientes através do marketing de conteúdo.” – Lumara Dalva e Jhenifer Heinrich
20h40 às 21h – Bate papo
21h às 21h40 – Palestra “Tirando a Ideia do Papel com Criatividade”
21h40 às 22h – Bate papo

Para saber mais informações sobre o evento, entre em contato com o programa “Mato Grosso Criativo”. O telefone é o (65) 3613-0240.

Redação

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Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

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