Política

Em solenidade, Maria Helena Póvoas toma posse como presidente do TRE-MT

Foto: Lucas Ninno/GCOM

Mais de 700 convidados entre familiares, amigos, membros dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública, advogados e representantes das Forças Armadas prestigiaram na noite desta terça-feira (14) a posse dos desembargadores Maria Helena Gargaglione Póvoas, no cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, e Luiz Ferreira da Silva, como Vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral.

A desembargadora Maria Helena Póvoas ressaltou em seu pronunciamento “a feliz coincidência” de, pela primeira vez na história, dois egressos a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) assumirem o comando da Corte Eleitoral. Tanto a Presidente quanto o Vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral assumiram suas funções de desembargador no Tribunal de Justiça pelo quinto constitucional reservado à OAB.

“(…) É à ela, à OAB, que dirijo minhas primeiras palavras! Instituição sempre presente e atuante nos momentos mais difíceis da História da República, teve papel relevante na redemocratização do País, inclusive na luta pela restauração das garantias do Poder Judiciário, entre elas a Vitaliciedade  e a Estabilidade absurdamente suspensas pelos Atos Institucionais I e II, do Regime Ditatorial, que previa, entre outros abusos, que os membros da Magistratura poderiam ser sumariamente investigados e demitidos,  ferindo de morte seus mais caros e essenciais predicados. A velha guerreira OAB, tenho certeza, não faltará aos momentos em que a cidadania lhe convocar para a luta democrática”, disse a desembargadora. 

Ao lembrar os anos de regime militar no Brasil, a desembargadora voltou a ressaltar a importância da democracia duramente conquistada pelos brasileiros.

“Amargamos 25 anos de jejum político, anos de trevas, de ausência de democracia. Anos em que, maquiavelicamente, os então governantes de plantão disseminaram a ideia de que política não era algo do qual o povo pudesse se ocupar.  Pensemos nisso nos dias atuais, especialmente aqueles que frequentam praças públicas ostentando cartazes saudosistas. Sejamos responsáveis com o futuro dos nossos filhos e netos.”.

A presidente do TRE-MT também defendeu a aprovação das reformas políticas em tramitação no Congresso Nacional. “O momento exige equilíbrio e memória, para que possamos prosseguir com as reformas políticas. O financiamento público das campanhas será importante ferramenta na simetria entre os candidatos no transcurso do pleito, além de ser relevante vetor na tentativa de coibir a farra que lamentavelmente hoje assistimos. É preciso salvar da contaminação podre o que ainda resta do tecido social sadio. O voto aberto para toda e qualquer decisão dos parlamentares será muito bem-vindo, pois possibilitará ao eleitor conhecer a conduta dos seus escolhidos. A reformatação das coligações funcionará como um filtro, a depurar os partidos políticos e expurgar do processo eleitoral as siglas de aluguel. A vedação para reeleição majoritária, com a proposta de aumento do mandato de 4 para 5 anos, parece mecanismo interessante. A reflexão sobre a atual proporcionalidade na representação dos Estados no Poder Legislativo poderá ser medida eficaz, capaz de inserir todas as unidades Federativas nos grandes temas Nacionais”.

O governador Pedro Taques enfatizou a importância da Justiça Eleitoral para a democracia brasileira. “Não há democracia sem Justiça Eleitoral. Democracia não é só o direito de votar e ser votado. Democracia significa respeito à liberdade, a capacidade de escolher o seu destino e a Justiça Eleitoral busca preservar o sentido mais forte desse tema. A Justiça Eleitoral, busca permitir que nós políticos possamos exercer este direito constitucional do poder do voto. Também é a garantia da igualdade. Garante a igualdade de todos diante do processo eleitoral. É a principal concretização da igualdade"

Na solenidade, o Juiz-Membro, Pedro Francisco da Silva disse que muito trabalho precisa ser realizado. “Nosso processo eleitoral merece aperfeiçoamentos seja pela legislação, seja pela mudança de comportamentos dos próprios operadores do sistema, a fim de que possamos alcançar maior aderência aos valores constitucionais. O nosso maior compromisso presente consiste na preservação da vontade do eleitor”, ressaltou. 

Ele registrou ainda o fato da Justiça Eleitoral contar com uma presidente mulher, pela segunda vez em sua história. “A primeira vez foi no período de 1985/1988 pela eminente desembargadora Shelma Lombardi de Kato. Esse fato é revelador da necessidade de ampliação da merecida representação feminina nos espaços desses âmbitos, pois toda a sociedade ganha com isso. Se não bastasse, a natural competência para o exercício das funções, a mulher sempre traz um algo a mais.”

O desembargador Luiz Ferreira da Silva, Vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral, disse que pretende dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pela desembargadora Maria Helena na Corregedoria. “A desembargadora Maria Helena fez um trabalho primoroso e a mim só caberá continuar o que ela já deu início.”

O Procurador Regional Eleitoral, Douglas Guilherme Fernandes, agradeceu todo o apoio que o TRE-MT concede ao Ministério Público Eleitoral. “Quero desejar sucesso nas novas atribuições de vossas excelências. A Procuradoria Regional Eleitoral continua sempre à disposição para ser parceira do Tribunal Regional Eleitoral no desempenho de suas atividades, desejando sucesso a todos”, finalizou.  (com assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões