Cidades

Em MT, uma pessoa por dia descobre que tem Aids

Mais de 400 casos de Aids foram notificados em Mato Grosso neste ano, até o mês de novembro. Isso quer dizer que por dia, pelo menos uma pessoa descobre que tem a doença no Estado. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde, que confirma que até o dia 23 de novembro, 437 casos foram notificados. 

 A situação agrava-se mais em relação à Cuiabá. Dados confirmam que somente nos últimos três meses,  111 novos casos de HIV foram registrados em Cuiabá, conforme os dados do Serviço de Assistência Especializado (SAE) da Secretaria de Saúde. A prefeitura afirma ainda que o SAE reúne aproximadamente três mil pacientes cadastrados.

“Os índices são alarmantes e queremos mostrar aos jovens que a camisinha ainda é o melhor método de prevenção – e que a prevenção tem que ser realizada sempre. Além disso, queremos que eles tenham acesso a informações sobre a doença e sobre como o exame para diagnostico é simples, rápido e indolor e o resultado sai em apenas 20 minutos”, afirma o presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CMADS), Valdomiro Arruda.

A Secretaria de Estado de Saúde confirma que Mato Grosso apresenta um número total de casos de Aids em adultos de 9.137 casos notificados, compreendendo o período de 1985 (quando começou a ser notificado) a 2015. Em 2013 foram 742 casos, em 2014 alcançaram 779 e em 2015 já chegou a 437.

Segundo a secretaria, os casos são detectados através de realização de testes para HIV, podendo ser o teste rápido ou laboratorial, através de demanda espontânea, pré-natal, etc. Após diagnóstico do HIV essa pessoa é encaminhada ao SAE para realização de exames de Carga Viral e contagem de linfócitos para esclarecer se já está doente de Aids. Em seguida entra em tratamento sendo acompanhado pelos profissionais do SAE.

Dia Mundial de Luta contra Aids

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.