Os jipinhos urbanos fizeram despencar a venda de peruas e acabam de ultrapassar as minivans. O segmento emplacou cerca de 170 mil unidades em 2012. De acordo com fabricantes, esse número deve dobrar até 2016, chegando a 7,5% do mercado.
O crescimento da categoria será impulsionado por novos modelos. Pelo menos seis fabricantes devem lançar utilitários compactos até 2015. Os primeiros a chegar serão o Chevrolet Trax e o Peugeot 2008, cujas estreias acontecem do segundo semestre deste ano ao início de 2014.
Depois será a vez de Fiat, VW, Nissan e Honda apresentarem novidades em busca de clientes que desejam um modelo de estilo "off-road", mesmo que não tenha tração 4×4.
BURACOS
"Em cidades como São Paulo, com buracos e alagamentos em dias de chuva, um carro alto e com suspensão reforçada ajuda muito", afirma o advogado Tiago Faria, 34, que trocou um sedã médio por um jipinho compacto.
Segundo os fabricantes consultados, o público dos utilitários compactos é heterogêneo, bem dividido entre homens e mulheres.
"Esse público quer um carro que se destaque mais no trânsito e consiga rodar por estradas em condições ruins nas viagens de fim de semana", explica Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford.
As famílias também se interessam por esses modelos, que geralmente oferecem bom espaço interno.
"Casais jovens com filhos estão entre os que mais se identificam com o segmento. São clientes em ascensão na vida profissional", afirma Romain Darmon, gerente de marketing da Renault.
RECEITA
As novidades do segmento de utilitários compactos seguirão receitas similares. Todos terão ao menos duas opções de motor, versões com câmbio automático e preço inicial entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.
–
O Chevrolet Trax virá do México, mas, futuramente, deverá ser produzido no Brasil. A plataforma é a mesma dos modelos Sonic, Cobalt, Spin e Onix.
Esse será o grande concorrente do Ford EcoSport em 2014, que começou o ano como líder do segmento.
"Temos estudos que mostram que a entrada de novos concorrentes no segmento de SUVs médios em outros países aumentou as vendas de todas as marcas, pois chamou mais clientes.
E isso deve acontecer com os utilitários compactos no Brasil", explica Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford.
Outro fator que sustentará a categoria em alta é a migração de segmento.
"Muitos clientes de hatches e sedãs compactos tiveram um aumento de poder aquisitivo e estão preferindo utilitários compactos a modelos médios", afirma o executivo.
Essa migração motivou a Peugeot a apressar os planos de produção local do jipinho 2008. O carro será feito em Porto Real (RJ), dividindo a linha com o hatch 208.
CONCEITOS FUTUROS
Protótipos apresentados recentemente em salões internacionais antecipam outras novidades do segmento.
A Honda fará um modelo baseado no conceito Urban, que foi apresentado em janeiro, no Salão de Detroit. O utilitário usará a nova plataforma do Fit e deverá chegar ao mercado brasileiro em 2015.
A Volkswagen lançará o SUV compacto derivado do Taigun, protótipo mostrado no Salão de São Paulo 2012. O carro usará a mesma base do hatch Up!, cujo lançamento está previsto para o fim deste ano. A versão jipinho chega na linha 2015.
Os planos da Nissan se baseiam no protótipo Extrem, também exibido no evento paulistano. O modelo será produzido na futura fábrica da marca, que está sendo construída em Resende (RJ).
A Fiat entrará na disputa com um modelo derivado do Fiat 500L, que é a versão tamanho família do compacto feito no México. A versão com estilo "off-road" deverá ser fabricada em Goiana (PE).
Fonte: FOLHA.COM