Quem precisou abastecer o veículo com etanol, em Mato Grosso, na semana passada, sentiu uma leve diferença no bolso, em razão do valor nas bombas de combustível. Isso porque o preço do biocombustível aumentou 7,41%, a maior taxa registrada no país.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço do etanol hidratado teve elevação de preço em 19 estados. Apenas no Distrito Federal e em outros seis estáveis se registrou queda no valor nos postos.
Apesar do aumento, Mato Grosso ainda teve o melhor valor pelo etanol registrado no país, custando, em média, R$2,377 o litro. Para o mesmo biocombustível, o preço chegou a R$4,012 o litro no Rio Grande do Sul.
Mato Grosso também se destaca no cenário nacional por oferecer a maior vantagem entre o custo do etanol e da gasolina. Segundo a ANP, o etanol custa, em média, 66,53% o preço da gasolina, enquanto em outros estados o valor fica em torno dos 70%.
Em contrapartida, um estado onde a compra de gasolina é mais vantajosa, por exemplo, é o Amapá, onde o preço do etanol corresponde a 96% do que é cobrado pela gasolina. Vale ressaltar que o etanol, combustível de cana, possui menor poder calorífico e, por isso, perde a vantagem.