Economia

Eletroeletrônicos e veículos puxam alta do comércio em janeiro

O setor registrou alta de 1,5% em relação a dezembro, segundo indicador da Serasa Experian com ajustes sazonais. Na comparação com o mesmo mês de 2012, o avanço foi de 13,8%.

Campanhas publicitárias de concessionárias sobre as últimas unidades de carros com preços do ano passado, com alíquota mais baixa de IPI (Imposto sobre Produto Industrializados), ajudaram a manter o fluxo nas lojas em janeiro.

O imposto, que será totalmente retomado no meio do ano, teve a primeira elevação já em 1º de janeiro, quando passou de 0 para 2% no caso dos modelos populares. O impacto no preço final é de cerca de 4%.

Unidades em estoque faturadas ainda no ano passado, contudo, ainda eram vendidas sem os reajustes da nova alíquota. O fato se somou a promoções feitas por concessionária e fez a atividade crescer 10,8% em relação a dezembro, na comparação com ajuste sazonal.

Foi a maior alta entre as categorias pesquisadas pela Serasa Experian. Em relação a janeiro do ano anterior, houve crescimento de 4,8%.

Já o grupo de eletrodomésticos e móveis, o segundo maior avanço do levantamento, cresceu 9,7% em relação a dezembro -também com o ajuste– graças às liquidações para queima de estoque no início do ano.

Fonte: FOLHA.COM

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26