O setor registrou alta de 1,5% em relação a dezembro, segundo indicador da Serasa Experian com ajustes sazonais. Na comparação com o mesmo mês de 2012, o avanço foi de 13,8%.
Campanhas publicitárias de concessionárias sobre as últimas unidades de carros com preços do ano passado, com alíquota mais baixa de IPI (Imposto sobre Produto Industrializados), ajudaram a manter o fluxo nas lojas em janeiro.
O imposto, que será totalmente retomado no meio do ano, teve a primeira elevação já em 1º de janeiro, quando passou de 0 para 2% no caso dos modelos populares. O impacto no preço final é de cerca de 4%.
Unidades em estoque faturadas ainda no ano passado, contudo, ainda eram vendidas sem os reajustes da nova alíquota. O fato se somou a promoções feitas por concessionária e fez a atividade crescer 10,8% em relação a dezembro, na comparação com ajuste sazonal.
Foi a maior alta entre as categorias pesquisadas pela Serasa Experian. Em relação a janeiro do ano anterior, houve crescimento de 4,8%.
Já o grupo de eletrodomésticos e móveis, o segundo maior avanço do levantamento, cresceu 9,7% em relação a dezembro -também com o ajuste– graças às liquidações para queima de estoque no início do ano.
Fonte: FOLHA.COM