Nem sempre é com o suor do trabalho que empresários tornam-se magnatas. Muitas vezes, ideias inusitadas e até práticas inescrupulosas são o segredo do sucesso. É o que descobriu o economista britânico Sam Wilkin, que passou anos pesquisando as maquinações dos super-ricos e as publicou no livro Wealh Secrets of the One Percent (em tradução livre, Os Segredos da Riqueza do Um Porcento).
"Há mais do que se pode chamar de 'segredos da riqueza' agora do que jamais houve. Nos anos 1960, apenas cerca de 1% das empresas tinha lucros enormes. Agora, este número já é de 14%. É um crescimento assombroso", disse à BBC.
"Não estou dizendo que é fácil, mas há definitivamente um maior número de oportunidades para que alguém fique tremendamente rico."
Wilkin fala não apenas dos que têm bastante dinheiro no banco, carros de luxo e uma casa de praia, mas daqueles que, além disso, possuem barcos e helicópteros privados, mansões enormes e até ilhas privadas – situação dos cerca de 1,6 mil bilionários do mundo, segundo a revista Forbes.
No formato de um manual de instruções para tornar-se um desses bilionários, o livro explica algumas das práticas que criaram grandes fortunas – como as dos banqueiros americanos antes da crise econômica de 2008.
"É um livro sobre um assunto sério, mas que não se leva tão a sério", diz o economista.
Confira alguns dos truques dos super-ricos, nas palavras de Sam Wilkins.
1. Escolha uma área onde você possa estabelecer um monopólio
"O melhor exemplo disso é o mexicano Carlos Slim, que foi o homem mais rico do mundo por cerca de cinco anos (hoje é o segundo bilionário do mundo, de acordo com a Forbes). Ele tinha um monopólio nas telecomunicações no México. Se você tem um monopólio, não tem concorrência então pode cobrar praticamente o que quiser pelo serviço. E foi isso o que ele fez.
Slim mostrou que, se você quer ganhar uma quantidade imensa de dinheiro, não é uma boa ideia atuar globalmente e atrair toda a concorrência mundial. O que você precisa é conseguir um mercado pequeno onde você seja o único atuante e espremê-lo bastante. Assim ele acabou sendo o homem mais rico do mundo."
2. Corra riscos com o dinheiro dos outros
"Essa é sobre os banqueiros. Os bancos conhecidos como 'grandes demais para fracassar' puderam correr riscos pelos quais eles não tiveram realmente que pagar depois. A maioria dos negócios usa muito o dinheiro dos outros para investir, mas, nos Estados Unidos, o setor bancário sozinho tinha 45% dos lucros de toda a economia. Este é o segredo da riqueza que, em grande parte, produziu o 1%."
3. O pior lugar para fazer negócios pode ser o melhor
"O meu exemplo neste caso é Dhirubhai Ambani, o indiano que nasceu em uma aldeia de pescadores e fez com que seu filho, Mukesh, virasse o homem mais rico da Índia, e um dos mais ricos do mundo. Ele conseguiu isso não só fazendo negócios na Índia, que já é um dos lugares mais difíceis do mundo para isso, mas também o conseguiu no setor de têxteis, onde somente pequenas empresas tinham autorização para operar. E ele criou um império lá.
O que ele entendeu é que se conseguisse fazer isso apesar de todos os obstáculos, esses mesmos obstáculos impediriam que seus concorrentes crescessem e o desafiassem."
Fonte: iG