Economia

Economia cresce 0,54% em maio, indica Banco Central

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), expandiu 0,54% em maio na comparação ao mês anterior, de acordo com dados dessazonalizados divulgados pelo BC nesta segunda-feira (15).

Na comparação com maio de 2018, marcado pela greve dos caminhoneiros, o IBC-Br apresentou avanço de 4,40% e, no acumulado em 12 meses, teve alta de 1,31%, segundo números observados. Em abril, o valor havia sido 0,32% negativo.

O índice de atividade calculado pelo BC passou de 136,28 pontos para 137,01 pontos na série dessazonalizada de abril para maio. Este é o maior patamar para o IBC-Br com ajuste desde fevereiro deste ano (137,11 pontos).

A alta do IBC-Br ficou dentro do intervalo projetado pelos analistas do mercado financeiro consultados pelo Broadcast Projeções, que esperavam resultado entre -0,60% e +1,20%, mas acima da mediana de +0,50%.

O indicador de maio de 2019 ante o mesmo mês de 2018 mostrou desempenho acima do apontado pela mediana (+4,20%) das previsões de analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Broadcast Projeções (+3,00% a +5,70% de intervalo). O patamar de 138,28 pontos é o melhor para meses de maio desde 2015 (140,12 pontos).

Conhecido como uma espécie de “prévia do BC para o PIB”, o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2019 é de avanço de 0,8%.

Acumulado
O IBC-Br acumulou alta de 0,94% no ano até maio, informou o Banco Central. O porcentual diz respeito à série sem ajustes sazonais. Pela mesma série, o IBC-Br apresenta alta de 1,31% nos 12 meses encerrados em maio.

O Banco Central também informou que o IBC-Br registrou baixa de 0,99% no acumulado do trimestre até maio de 2019, na comparação com o trimestre anterior (dezembro a fevereiro), pela série ajustada.

O BC informou ainda que o IBC-Br acumulou alta de 0,42% no trimestre até maio de 2019 ante o mesmo período do ano passado, pela série sem ajustes sazonais.

Focus
O mercado fez leves ajustes a suas perspectivas para o Brasil na pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira, reduzindo pela 20ª vez seguida a perspectiva para o crescimento econômico.

Para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, a estimativa de crescimento passou a 0,81%, de 0,82% no levantamento anterior. Para 2020 a conta também foi reduzida, em 0,1 ponto percentual, a uma expansão de 2,10%.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26