A primeira noite foi marcada por apresentações de dança e shows, como da Orquestra Jovem de Mato Grosso, coral, do musical “Mato Grosso: Ouro e soja”, do rapper Linha Dura e da Federação de Siriri e Cururu, que homenageou os jogadores da Seleção Brasileira.
Fechando a noite no palco principal, a banda Vanguart trouxe repertório romântico, inspirado no Dia dos Namorados. Os espectadores, em composto em grande parte de jovens, curtiram o show até o final, embalados por músicas do disco atual da banda.
Para a professora da Universidade Federal de Mato Grosso e especialista em artes, Maria Thereza Azevedo, o espaço não é apenas para turistas, mas também para os cuiabanos vivenciarem a própria cultura.
“Este é um espaço aglutinador das várias artes e pessoas, que consegue traduzir a diversidade da cidade. As pessoas precisam vir conhecer a própria cultura, que a Arena Cultural conseguiu reunir de forma inteligente as mais diferentes vertentes das nossas tradições”, afirmou Maria Thereza.
O secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, acredita que os turistas voltarão para seus locais de origem com vontade de conhecer ainda mais as belezas e culturas da cidade.
“As atrações são as mais variadas para atender a todas as vertentes da nossa cultura. Os países que virão jogar aqui também estão mostrando um pouco de sua gastronomia, participando da nossa diversidade e conhecendo as tradições cuiabanas”, disse Alberto.
Conforme o secretário, a expectativa de público é de 10 mil pessoas por dia. “Mas esse número pode aumentar em dias de jogos, chegando a 12 mil pessoas”, comentou ele.
A exemplo das ruas da cidade que foram tomadas, os chilenos também compareceram em massa à Arena e aproveitaram as atrações. “Pudemos conhecer um pouco da cultura de Cuiabá. Comemos farofa de banana e vimos a dança Siriri. A recepção dos cuiabanos está sendo incrível, estamos nos sentindo celebridades, nos param nos lugares, querem conversar e tirar fotos”, contou Miguel Garcia, 25 anos.
Arena Cultural
Entre as atrações estão exposições, intervenções de artes plásticas, grafite, fotografia, teatro, dança, shows de bandas regionais, mostra audiovisual, feira de artesanato, espetáculos indígenas, contação de história e literatura, musicais e apresentações tradicionais como a dança do congo de Vila Bela da Santíssima Trindade. A Arena será sede da 12ª Edição do Festival de Cururu e Siriri, entre os dias 19 a 22 de junho.
A estrutura também conta com estacionamento, palco principal, palco Arena, praça de alimentação com 14 restaurantes e mostra de pratos da culinária típica dos oito países que vão disputar os jogos da Copa do Mundo em Cuiabá, banheiros, postos de saúde e pronto-atendimento, segurança pública e privada. O horário de funcionamento em geral é das 19h às 2h da manhã. A entrada é gratuita.
Acesso – Para facilitar o acesso do público ao Memorial, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano disponibilizou quatro linhas especiais de ônibus, que vão circular no período das 5h da manhã até meia noite. São elas: 311, 315, 360 e 314. Além de linhas direto da Arena Pantanal para o local.
Da Assessoria