Dona Picucha é uma viúva de 85 anos bem-humorada, amante de boa comida, jogo de futebol e um bom samba. Já chegou a virar a noite cozinhando, bebendo, e dançando em um animado pagode. Acabou no hospital, tomando glicose na veia. A personagem tem quatro filhos interpretados por Marco Ricca (Sílvio), Louise Cardoso (Elaine), Matheus Nachtergaele (Fernando) e Mariana Lima (Susana).
“Todos nós nos propusemos a imantar de humanidade esse trabalho. É uma herança do teatro, uma comédia de costume. A comédia de costume é rica de possibilidades do lado da falência humana, no hábito de lidar com a família. Eu tenho um passado de personagens ricas nas novelas das nove e, de repente, pegar uma senhorinha dessas pela frente é uma alegria. Eu trouxe todas as velhas da minha família para representar a Picucha”, revelou a atriz acrescentando que nada mudou após ganhar o Emmy. "Não ganhei nada, não mudou nada. Eu ganhei o prêmio com a Picucha. Voltei e estou de novo com a Picucha."
Com direção de núcleo de Guel Arraes, o seriado tem autoria e direção-geral de Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo e é uma coprodução da Globo com a Casa de cinema de Porto Alegre.
“A gente pensou muito sobre o que fazer com as nossas "Picuchas". O resto foi juntar essa família de grandes atores. Depois que os atores tomam conta do roteiro a gente vê nascer essa família. É uma história comovente porque é engraçada e tem momentos de ternura. As coisas mais parecidas com a vida são as comédias tristes. É um cinema humanista que a gente está fazendo e tentando levar para televisão”, disse o diretor Jorge Furtado.
Novas aquisições

A família também é aumentada com o nascimento de Isaurinha (Letícia Sampaio), filha de Suzana (Mariana Lima) e Jesus (Daniel de Oliveira).
G1