Cidades

Dona de casa faz Enem pela primeira vez por incentivo do filho

Depois de 35 anos distante das salas de aulas, a dona de casa Aurília Cruz Santana, de 57 anos, pretende voltar a estudar para manter o posicionamento que sempre teve diante do filho sobre a importância dos estudos. Ela faz a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (9), pelo segundo dia, em busca de obter nota suficiente para cursar a faculdade de administração em uma universidade no estado.

O filho dela também faz administração na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a incentivou a fazer o Enem. Minutos antes de abrir os portões da Universidade de Cuiabá (Unic), onde ela irá fazer a prova, Aurília contou, sorrindo, que o filho ameaçou parar a faculdade caso ela se recusasse a tentar fazer um curso superior.

Para que a mãe se preparasse, o filho a ajudou nos estudos preparatórios para o Enem. "Ele me ajudou, me ensinando algumas coisas que podem cair na prova". Além de cuidar da casa, a candidata trabalha em um motel de propriedade do filho. Ela ajuda na administração do estabelecimento e, por isso, avalia que seria importante fazer faculdade de administração e aprender mais sobre a função.

Além dela, a auxiliar de serviços gerais Margarida Maria da Silva Rosa, de 45 anos, também faz o Enem pela primeira vez. Ao contrário de Aurília, a mãe foi quem a motivou a estudar. Ela pretende cursar serviço social em uma instituição pública de ensino e depois de formada ter condições de ganhar um salário melhor. Ela trabalha na limpeza de uma escola pública em Cuiabá. "Quero ganhar mais e ter mais conhecimento", pontuou.

Mais de 180 mil candidatos em Mato Grosso devem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A quantidade de inscritos em 2014, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação (MEC), cresceu 12% em relação ao ano anterior. Em 2013, foram realizadas 159.450 inscrições no estado.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.