O dólar abriu os negócios operando em alta de mais de 1% ante o real nesta segunda-feira (30), em meio às previsões de economistas do mercado financeiro de que a economia brasileira terá uma retração de 1% neste ano.
Por volta das 13h, a moeda norte-americana avançava 0,6%, a R$ 3,2599 para venda. Veja cotação
A cotação da moeda acompanha o movimento de valorização no mercado internacional e refletindo também preocupação com tensões políticas locais.
"Hoje estamos acompanhando o cenário externo, mas também temos esses ruídos domésticos, principalmente a questão do Levy", disse o economista da Tendências Consultoria Silvio Campos Neto, acrescentando que a tendência para a moeda norte-americana segue de volatilidade.
Uma fala do ministro na última sexta-feira gerou mal-estar no governo. Falando em inglês a ex-alunos da Universidade de Chicago, Levy disse que a presidente Dilma Rousseff nem sempre faz as coisas da maneira mais fácil e efetiva, embora tenha um desejo genuíno de acertar. De acordo com o jornal "Folha de S. Paulo", a fala do ministro foi uma crítica à "pessoa" da presidente.
Nesta segunda, o BC dá continuidade às intervenções diárias, ofertando até 2 mil swaps cambiais, que equivalem à venda futura de dólar, com vencimentos em 1º de dezembro de 2015 e 1º de março de 2016.
O BC faz ainda mais um leilão de rolagem dos swaps que vencem em 1º de abril, que equivalem a 9,964 bilhões de dólares, com oferta de até 7,4 mil contratos. Até agora, a autoridade monetária rolou cerca de 71% do lote total.
O dólar fechou em alta frente ao real na sexta-feira (27), após dados do IBGE mostrarem que a economia brasileira cresceu 0,1% em 2014, levemente melhor que o esperado. A moeda subiu 1,55%, cotada a R$ 3,2405 na venda. Na semana, houve alta de 0,32%. No mês e no ano, há valorização acumulada de 13,46% e 21,88%, respectivamente.
Fonte: G1