Variedades

Documentos mostram que Hebe e Silvio Santos foram investigados

O Arquivo Público do Estado de São Paulo disponibilizou na internet, nesta segunda-feira (1º), documentos sobre as ditaduras de Getúlio Vargas (1937-1945) e dos militares (1964-1985). A apresentadora Hebe Camargo tinha uma ficha no Deops-SP (Departamento Estadual de Ordem Política e Social).

O presidente da Comissão Nacional da Verdade, Paulo Sérgio Pinheiro, participou do anúncio da publicação online dos documentos Deops pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo.

A atriz Fernanda Montenegro era outro nome que estava na mira do regime. Bem como o cantor Roberto Carlos também estava fichado no Deops-SP. O apresentador Silvio Santos é outro nome que aparece nos documentos. A ficha mostra a preocupação do governo com a candidatura de Silvio Santos para ser prefeito

O jogador de futebol Pelé também era um dos nomes que estavam sendo investigados pela ditadura. Numerado, o prontuário de Pelé era o de número 4311.

O jornalista Ignácio de Loyola Brandão era outro que preocupava o regime. Ele teve obras censuradas pela ditadura.

Ainda, no Arquivo está um dossiê sobre a jornalista Patrícia Galvão, mais conhecida como Pagu, que fez parte do movimento modernista brasileiro. De família burguesa, Pagu entrou na vida política ao ingressar no Partido Comunista. Quando tinha 20 anos, Pagu incendiou o bairro do Cambuci para protestar contra o governo.

Ela foi a primeira mulher a ser presa por motivos políticos. Pagu foi presa pela primeira vez quando comandou uma greve de estivadores em Santos, no litoral de São Paulo. Em 1935, ela se filiou ao Partido Comunista da França e, em 1940, deixou de fazer parte do PCB.

Pagu fez parte do jornal A Vanguarda Socialista e tentou se eleger deputada estadual em 1950, mas não obteve sucesso.

O escritor Monteiro Lobato foi mais um que teve seu nome em dossiês da ditadura. Lobato era contra o imperialismo e o governo ditatorial. O escritor foi enquadrado pela Lei de Segurança Nacional em 1941.

A punição foi justificada porque Lobato teria criticado "os poderes públicos, ou os agentes que o exercem, por meio de palavras".

R7

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Variedades

BBB: Yuri pede Natália em namoro

  Yuri vai direto ao assunto: "Você quer namorar comigo?". A sister espantada questiona: "Sério?". O veterano continua: "Te perguntei!
Variedades

Tristeza faz Zeca Pagodinho cancelar a festa de seus 54 anos

  Em entrevista ao jornal O Dia, Zeca deixou de lado a faceta de boêmio e brincalhão, e mostrou-se um