Cultura

Documentário sobre turismo histórico e cultural de Cuiabá estreia nesta segunda-feira (22)

No Coração de Cuiabá estreia com projeto que une história, turismo, arte e gastronomia no Centro Histórico da capital

Débora Siqueira | Assessoria/Sedec

Ruas, praças, igrejas e cantos boêmios de Cuiabá ganham vida em um roteiro que mistura história, arte e poesia. É o que promete o documentário No Coração de Cuiabá, que estreia na segunda-feira (22.9), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá, dando início a um projeto turístico-cultural que transforma o Centro Histórico em palco da cultura cuiabana. A obra contou com recursos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Dirigido por Luiz Marchetti, o filme apresenta cinco rotas turísticas temáticas. Patrimônio Histórico, Praças e Espaços de Convivência, Artes e Intervenções Urbanas, Boêmia e Gastronômica, e Rota da Fé, com depoimentos, performances e imagens de drone que transformam Cuiabá em palco vivo da cultura local.

O projeto envolve dezenas de artistas cuiabanos, como Coral Desvendar, Estela Ceregatti, Grupo Sasminina, banda Strauss, Karola Nunes, Caio Espíndola e Pretta Jana, que se apresentam em locais emblemáticos como Praça da Mandioca, Museu da Imagem e do Som, Escadaria do Beco Alto e Morro do Bom Despacho.

Segundo a secretária adjunta de Turismo da Sedec, Maria Letícia Costa, o projeto valoriza a história e a identidade cuiabana, promove a economia criativa e consolida o Centro Histórico como polo turístico e cultural, integrando tradição e inovação e contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável da cidade.

“Mais do que um documentário, ele transforma o Centro Histórico em um roteiro turístico vivo, onde ruas, praças, igrejas e espaços boêmios contam a história da cidade e recebem a expressão dos nossos artistas locais. É uma oportunidade única para moradores e visitantes redescobrirem a alma de Cuiabá, integrando turismo, cultura e economia criativa”.

Roteiros apresentados

O documentário apresenta diferentes circuitos turísticos elaborados para estimular a economia criativa, gerar oportunidades e fortalecer a conexão entre moradores e visitantes. Entre eles estão: Caminhos do Centro Histórico, Sabores da Cidade, Arte e Cultura Viva, Natureza e Aventuras e Turismo de Experiência.

Esses roteiros contemplam locais como o Centro Histórico, Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, Museu do Rio Cuiabá, Mercado Municipal, Palácio da Instrução e Casa do Artesão.

Além de promover os atrativos locais, o documentário busca despertar o orgulho dos mato-grossenses em relação à própria história e patrimônio, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a preservação das tradições.

O projeto é uma realização do Instituto Cordemato, com apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, IFMT, Prefeitura de Cuiabá, Centro Audiovisual Luiz Marchetti e Muxirum Cuiabano.

Fotos: Reprodução/Divulgação

Fonte: https://www.secom.mt.gov.br

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e