Economia

Diretoria da Aprosoja para triênio 2018/2020 é empossada

A nova diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) para o triênio 2018/2020 tomou posse na noite desta quinta-feira (14), em Cuiabá. Também foram empossados na ocasião 170 delegados eleitos, que são os representantes da associação nos 24 núcleos da Aprosoja no interior do estado. 

Em seu discurso, o presidente empossado Antônio Galvan destacou os desafios dos produtores rurais do Brasil, que ao mesmo tempo em que são vistos como fundamentais para a manutenção da economia do país também levam a pecha de vilões, e falou sobre as metas de sua gestão. 

"Nós traçamos quatro metas principais: classificação de grãos, Fethab, royalties e semente salvas. Hoje, temos problemas sérios com a classificação e não podemos mais aceitar da forma que tem sido feita. Também precisamos discutir com o governador Pedro Taques sobre o uso do Fethab, que deve ser voltado para o investimento em logística. Também temos uma luta séria para travar sobre o nosso direito de salvar semente. Por fim, daremos continuidade ao que a gestão anterior começou, que é a ação contra os royalties da Monsanto", disse. 

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, aproveitou seu discurso para entregar a Galvan um Projeto de Lei encaminhado à Assembleia Legislativa que cria a Conta Específica do Fundo Estadual de Habitação e Transporte (Fethab), onde será depositado o recurso destinado às obras em rodovias estaduais. Na prática, os produtores rurais poderão conferir, mês a mês, onde será aplicado este dinheiro. 

Além de Galvan, o atual presidente Endrigo Dalcin também discursou. "Encerramos hoje um ciclo de muito aprendizado. Atravessamos os últimos dois anos com uma conjuntura extremamente contrária a todos os objetivos e metas da nossa associação. Clima, economia, política. Aprendemos e foi preciso compartilhar as ações e abrir várias frentes de batalha. Nunca as comissões da Aprosoja tiveram tanta autonomia como nesta gestão. Avançamos muito, até onde o cenário externo nos permitiu", disse.

Compõem a nova diretoria os seguintes agricultores: Antônio Galvan (presidente), Fernando Cadore (vice-presidente), Volmir Xavier (diretor administrativo), Lucas Beber (segundo diretor administrativo), Carlos Sfredo (diretor financeiro), Neusa Wessner (segunda diretora financeira), Zilto Donadello (vice-presidente Norte), Gilberto Eberhardt (segundo vice-presidente Norte), Fernando Ferri (vice-presidente Sul), Jorge Giacomelli (segundo vice-presidente Sul), Oldair Sangaletti (vice-presidente Leste), Lino Costa (segundo vice-presidente Leste), Diogo Rutilli (vice-presidente Oeste) e Anilson Rotta (segundo vice-presidente Oeste).

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26