Economia

Dilma participa este mês da Cúpula Brasil-União Europeia

 
Entre os itens da pauta a ser discutida na capital belga, Dilma destacou o sistema de tributação da Zona Franca de Manaus. Em dezembro, a União Europeia (UE) iniciou uma consulta à Organização Mundial do Comércio (OMC) questionando medidas fiscais que prejudicariam o comércio de produtos estrangeiros com “ajuda proibida” aos exportadores nacionais. Dilma espera que, com mais conhecimento sobre a questão, a UE desista de levar a discussão para um painel da OMC.
 
Dilma disse que a UE é “contraditória” em seu discurso sobre o meio ambiente. “Sou a favor da preservação do meio ambiente, a favor da redução dos gases de efeito estufa, da redução do desmatamento. Como sustentar uma posição dessas [da UE] de questionamento do sistema tributário? É o sistema que viabiliza a zona franca.”
 
A Secom informou que o Brasil mantém parceria estratégica com a UE desde 2007, realizando reuniões anuais de cúpula com o objetivo de impulsionar as relações bilaterais e aprofundar o diálogo sobre temas de interesse mútuo. Entre as áreas contempladas na cooperação bilateral estão: comércio e investimentos, diálogo político, educação, ciência e tecnologia, defesa e governança da internet. O bloco europeu é o principal parceiro comercial do Brasil. Em 2011, foi responsável por 51% do estoque total de investimentos no Brasil, com US$ 303,37 bilhões.
 
Agência Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26