Circuito Pet

Diarreia em cachorro: tudo o que você precisa saber

A diarreia em cachorro não pode ser nunca encarada com naturalidade e é preciso sempre estar com o sinal de alerta ligado para identificar o motivo do mal-estar do peludinho. Veja a seguir o que deve ser feito para garantir que o seu pet fique bem novamente.

De início já vale dizer que a solução para este tipo problema não passa simplesmente em dar ao cachorro um remédio humano ou alguma outra receita caseira que alguém te passou. Como é fácil suspeitar, medicar os pets sem orientação de um médico veterinário é assumir um grande risco, que pode comprometer ainda mais a saúde dos bichinhos.

O que causa a diarreia nos cachorros?

 

Diarreia é o nome que damos para a mudança no aspecto e/ ou coloração normal das fezes, o que pode ser causado por inflamações intestinais que provocam mal-estar e também podem fazer os cães evacuarem mais. Casos de vômitos, perda de apetite, apatia, entre outros, são problemas que podem ocorrer devido a este problema.

Os motivos que levam à diarreia canina podem ser variados, desde a ingestão de algo que não devia até a presença de alguma doença aguda ou crônica no pet. Por isso é super importante tomar o máximo de cuidado para que o seu filho de quatro patas não seja surpreendido pela curiosidade, assim como manter os check-ups periódicos dele em dia!

Cachorro com diarreia, o que fazer?

Diarreias pontuais costumam ser passageiras e não causam muitos problemas além das alterações nas fezes e uma baixa momentânea no apetite. Mas, como dissemos antes, jamais subestime essa condição!

Ao notar que as fezes do seu cachorro estão diferentes, fique bem atento ao comportamento bichinho e cheque se está tudo ok com os potinhos de ração e de água (alimento estragado e água contaminada são um perigo) . Verifique também a possibilidade do peludinho ter “roubado” algo na cozinha ou xeretado algum produto de limpeza que acabou ficando pelo caminho.

Na confirmação ou suspeita de alguma destas hipóteses, não hesite em entrar em contato com um médico veterinário para que ele faça uma avaliação completa. É preciso também pedir ajuda profissional nos casos em que além da diarreia o pet apresenta sinais de vômito, apatia, fraqueza, dores abdominais etc.

Vale lembrar que muitas doenças sérias, como a parvovirose, por exemplo, são marcadas pela presença de diarreia. 

A importância do médico veterinário

O médico veterinário é o seu principal aliado (sempre ele!) para cuidar da diarreia do seu cachorro, afinal, com análises clínicas e exames específicos, ele pode identificar se a condição está sendo provocada por uma mudança na dieta do pet ou por conta de alguma doença. Algumas raças podem sofrer mais com problemas gastrointestinais como é o caso do YorkshireBasenjiSharPeiPastor Alemão e Bulldog Francês.

Medicando ou simplesmente ajustando a alimentação, o médico veterinário pode ajudar a equilibrar o aparelho digestivo do seu pet, deixando-o mais saudável e contribuindo para uma melhor qualidade de vida do seu filho de quatro patas!

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar