Economia

Dia das Mães – Pesquisa realizada pela CDL Cuiabá revela o comportamento de compra dos consumidores da capital

Na reta final das compras para o Dia das Mães que neste ano será comemorado no dia 09 de maio, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) divulga relatório com o resultado do diagnóstico e análise feita, através do seu núcleo de inteligência de mercado, para entender o comportamento de compra dos consumidores da capital, assim como o seu interesse para essa data.

O perfil de entrevistados foi dividido entre o público feminino (50%) e público masculino (50%). Ao total foram realizadas durante a última semana do mês de abril, 150 entrevistas. A Idade média dos respondentes foi de 38 anos, sendo a maioria 56,7%, casado com filhos. Dos participantes, 45,3% são prestadores de serviço, autônomo e profissional liberal, 44,0% são funcionários do setor privado, 4,7%  funcionário público e 2,7% aposentados e pensionistas.

Segundo a pesquisa, 85,3% estão com a intenção de presentear as mães, já 14,7% disseram que não comprarão presentes. Dos que não presentearão, 45% informaram que está sem dinheiro, 25% a mãe mora em outra cidade/estado, 20% não comprarão presentes, porém darão em dinheiro e 10% ajudarão em reformas da casa da mãe.

Os presentes mais procurados, segundo o diagnóstico, são: 31,7% cosméticos e beleza, 22,5% vestuário e acessórios feminino (Moda), 12,7% calçados, 8,5% móveis e eletrodomésticos, 6,3% bijuterias, plantas/flores, cestas de chocolate e materiais de construção, 4,9% alimentos e bebidas (fast-food e restaurantes), 3,5% jóias e relógios, 3,5% telefonia/smartphone, 2,1% artigos esportivos, 2,1% cama/mesa/banho, 2,1% outros.

Sobre o local de compras, 26,4% dos entrevistados disseram que irão comprar nas lojas localizadas no centro da cidade, 24% nos shoppings centers, 20,9% nas lojas próximas nos bairros onde mora, 16,3% comprarão de vendedores avulsos de porta a porta e conhecidos, 5,4% internet (sites on-line), 2,3%  através das mídias sociais (instagram, whatsApp e facebook), 4,6% em outros locais.

Segundo o levantamento, 72,3% dos cuiabanos pretendem comprar 1 presente para a mãe e 27,7% de dois acima. Entre as faixas de valor de compras, 33,8% dos entrevistados disseram que pretendem gastar acima de R$ 200,00 em presentes, 31% até 100,00, 19,3% de R$ 151,00 a 200,00, 15,9% de R$ 101,00 a 150,00, resultando em um ticket médio de R$ 277,90.

Quando analisado com o ano de 2020, o gasto para 47,8% dos entrevistados será maior, 64,7% pagarão a vista e 66,9% realizarão as compras na véspera da data comemorativa.

“A pesquisa mostra o quanto o dia das mães é importante para a economia local, é um data que possibilita muitas empresas a faturarem mais e assim gerar um equilíbrio maior de fluxo de caixa. O comércio está preparado para atender todas as pessoas de forma segura, com todas as medidas de biossegurança. Estamos otimistas para a partir desse período de vendas restabelecermos um novo ciclo de retomada da economia”, avaliou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26