Algumas pessoas preferem levar seus animais nas viagens em vez de deixá-los em hotéis para pets ou com alguém de confiança. Em situações de mudança de cidade ou país, também é necessário transportar o peludo. Vai viajar e não sabe como levar cachorro no avião? Este texto é para você!
Atualmente, as regras para viajar com cachorro no avião estão mais flexíveis e oferecem mais segurança e conforto para o pet. É possível levá-lo na cabine, junto ao tutor ou com as bagagens despachadas.
Ainda que tudo esteja mais fácil, planejar essa viagem é fundamental para não ser pego de surpresa e impedir o embarque do cachorro. Se for uma viagem internacional, então, uma série de regras e requisitos são impostos pelas empresas e países de destino.
O que considerar ao levar o cachorro no avião?
Antes de saber como levar o cachorro no avião, é preciso avaliar a saúde dele e seu temperamento. Por isso, antes de comprar a passagem, leve o peludo para uma consulta com o médico-veterinário para avaliar sua saúde e condições de enfrentar um voo, não importa a distância.
Outra questão é em relação ao estresse que o pet passará, principalmente se for transportado junto às bagagens. O cãozinho pode ter medo, calor, e ainda precisará enfrentar o barulho das turbinas do avião, que não será nada agradável.
Passagem de avião para cachorro
A passagem aérea para cachorro consiste em uma taxa cobrada pelas empresas. O valor varia dependendo da companhia e se o pet será levado na cabine ou no bagageiro. O preço também é alterado de acordo com o peso do animal — quanto maior o pet, mais cara é a taxa.
Para realizar o transporte de cachorro no avião, o tutor precisa fazer uma reserva com antecedência junto à empresa que está sujeita a confirmação, pois há limite de animais que podem ser levados no mesmo voo.
As regras para transporte dos cães
Como dissemos, as regras para transporte de animais em avião podem variar de acordo com a empresa, mas uma regra geral é que os peludos sejam acomodados em caixas de transporte, também conhecidas como kennel. Esses itens são comprados em pet shops.
Cada companhia aérea estabelece medidas específicas sobre a caixa de transporte. Antes de comprar uma, verifique as medidas permitidas pela sua empresa. Se a caixa for maior, o embarque não será permitido. Também escolha uma caixa resistente, bem ventilada e que o pet consiga dar uma volta em torno do seu corpo.
O modo como levar cachorro no avião na cabine é manter o peludo dentro da caixa de transporte durante todo o período de voo e abaixo do assento. Se for pelo bagageiro, tanto a caixa quanto o pet precisam ser identificados.
Documentos para viagem de cachorro
Os principais documentos para a viagem do pet é a carteirinha de vacinação e atestado do médico-veterinário. Fique atento aos prazos estabelecidos pela empresa ou pelo país específico para onde está viajando. A vacina antirrábica é a mais exigida.
Geralmente, as vacinas precisam ser aplicadas dentro de 30 dias antes do voo, e o atestado médico, em 10 dias. No entanto, como esse prazo é muito variável, precisa ser conferido nas normas da companhia aérea.
Para voos internacionais, talvez seja preciso emitir o passaporte para trânsito de cães e gatos, além de identificação por microchip ou Certificado Zoossanitário internacional (CVI), expedido pela Vigilância Agropecuária Internacional.
Como tornar a viagem mais agradável para o pet
O transporte de cachorro em avião pode ser menos estressante se tivermos alguns cuidados com o seu conforto. Para os pets que não estão acostumados com a caixa de transporte, inicie a adaptação pelo menos 15 dias antes do voo, deixando a caixa aberta para o pet entrar e sair quando quiser.
Brinque e ofereça petiscos dentro da caixa de transporte para que ele se familiarize sem associar o local a algo ruim. Na véspera da viagem, dê banho e seque bem o peludo e corte as unhas para evitar acidentes.
No dia da viagem, forre a caixa de transporte com tapete higiênico. Isso evita que ele fique molhado de urina. Também deixe uma peça de roupa da pessoa que o peludo está mais ligado emocionalmente para sempre sentir o cheiro e se sentir mais seguro.
Ofereça alimentos leves, sendo que a última refeição deve ser feita no máximo até duas horas antes do voo. Dê água em casa e no aeroporto para manter o peludo hidratado, e não embarque tão cedo. Passe o maior tempo possível distraindo seu amigo.
Todos os cães podem ir na cabine?
Infelizmente, não! A melhor maneira como levar cachorro no avião seria junto ao tutor, para diminuir o estresse. Porém, somente cães de pequeno porte, geralmente de até 10 kg, são permitidos, com exceção de cães-guias. Há empresas que não aceitam certas raças, por isso, verifique tudo antes de comprar as passagens.
Gostou das nossas dicas de como levar cachorro no avião? Não deixe de conferir o blog da Petz e tenha acesso a centenas de informações e curiosidades sobre seu melhor amigo!
Foto: Divulgação