Economia

Deputados dão aval ao governo de MT para contrair empréstimo de U$ 56,2 milhões com 30 anos para pagamento

Os deputados estaduais aprovaram que o governo de Mato Grosso contraia um empréstimo de U$ 56,2 milhões (cerca de R$ 322 milhões) em sessão extraordinária na noite dessa quarta-feira (13).

O empréstimo terá carência de 5 anos e 30 anos para pagamento. O juro é de 3,25% e foi aprovado com voto contrário dos deputados Ulysses Moraes (DC), Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT) e abstenção do deputado Elizeu Nascimento (DC).

O pagamento do empréstimo junto ao Banco Mundial (BID) será feito em 25 anos (300 meses). Antes de o governo pagar a 1ª parcela, ele tem cinco anos de carência (60 meses), com encargos financeiros de 3,25% ao ano. O recurso será utilizado para modernizar e otimizar o Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco). Vale lembrar que esse empréstimo já foi aprovado em 1ª votação no dia 8 de maio.

Ao texto original do governo, as lideranças partidárias apresentaram um substitutivo integral que acrescentou o artigo 4º-A na proposta. Por meio dela, o governo estadual fica autorizado a fazer a universalização da conectividade móvel de alta velocidade em todos os municípios de mato-grossenses, até o ano de 2023.

De acordo com a justificativa do governo, o empréstimo se dará no âmbito do Programa de Apoio à gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco), já que a crise financeira e fiscal do estado impede a capacidade de realização de novos investimentos com recursos próprios para melhoria de serviços ao cidadão, aperfeiçoamento da gestão fiscal e realização de obras de infraestrutura.

O governo argumenta que o empréstimo deverá financiar o projeto de modernização da arrecadação do estado pelo prazo de cinco anos, com encargos financeiros de 3,25% ao ano.

A proposta visa aprimorar a gestão contábil e financeira do Estado, “garantindo maior fidedignidade e completude dos registros contábeis. Aprimorar a administração dos tributos e o contencioso fiscal com o aperfeiçoamento do suporte dado ao contribuinte”.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26