Cidades

Dengue e zika vírus somam mais de 50 mil casos em Mato Grosso

Mato Grosso apresenta alta incidência da dengue, com média de 822 casos a cada 100 mil habitantes, e do vírus zika, que tem notificação de 749 casos no mesmo grupo. Balanço divulgado pela Secretaria de Saúde (SES) aponta quos casos confirmados da dengue está em 26.598 mil, aumento de 12% relação ao mesmo período de 2015 (janeiro-outubro). Os de Zika estão em 24.405 mil casos, que representam alta alarmante de 162% na comparação com o ano passado.   

O balanço também mostra a incidência da febre chikungunya que tem média de 78 casos a cada 100 mil habitantes. O aumento de casos ficou em 687%, mas o proporcional por população é considerado baixo – até momento são  2.558  notificações.  

A comissão de investigação de óbitos do programa da dengue acompanha a investigação de 46 casos da dengue – 16 notificações de morte por contágio da doença (cinco confirmados até o momento), 16 casos graves (seis confirmados) e 14 com sinais de alarme (9 confirmados). 

A SES orienta a população a se prevenir dos criadouros dos mosquitos transmissores das doenças. A secretaria monitora semanalmente a progressão dos casos, e faz o trabalho de orientação junto aos municípios para que as ações sejam intensificadas. Levantamente, demonstra que 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências, por isso é importante o envolvimento da população. 

Para reduzir os impactos causados pelo mosquito, a SES alerta os municípios para que mantenham a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que mortes sejam evitadas. Além disso, devem ser desenvolvidas ações de mobilização, inspeções domiciliares para eliminação de criadouros do mosquito, atividades educativas para orientar a população sobre como evitar focos do vetor, como também aplicação de inseticida para eliminação de insetos adultos.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.