Economia

Delegação peruana discute integração comercial com MT

Uma delegação do Governo do Departamento de Tacna, no Peru, está em Mato Grosso cumprindo agenda para fomentar a integração comercial e logística entre o Brasil e os países andinos. Nesta sexta-feira (19.08), a equipe peruana se reuniu com secretário de Desenvolvimento Econômico Ricardo Tomczyk e o adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Eduardo Mota para conhecer discutir possibilidades de comércio bilateral.

A visita da delegação do Peru foi articulada pela Assessoria de Assuntos Internacionais do Gabinete de Governo, e é resultado da aproximação intensificada nesta gestão pelo Governo de Mato Grosso, durante o a Caravana da Integração.

O gerente da Zona Franca de Tacna, Jorge Ortiz e o consultor Enrique Garcia fizeram a explanação do projeto do corredor Bioceânico e do Porto Miguel Grau. Os peruanos falaram sobre o apoio político do Governo de Mato Grosso para viabilizar recursos para pavimentação de mais de 300 quilômetros entre a cidade mato-grossense de Cáceres e San Matias, na Bolívia. A pavimentação seria um primeiro passo para fortalecer a integração, que inclui ainda o acesso a ferrovias e portos e relações comerciais por meio das zonas francas dos países andinos.

Os peruanos enxergam o Mato Grosso como um parceiro estratégico, pois atualmente a China é o país que lidera a importação de diversas commodities, como grãos e minérios.

“Nós de Tacna estamos em uma região que faz fronteira com Chile e Bolívia. Por isso, assim como vocês de Mato Grosso, buscamos a integração econômica e social por meio do corredor Bioceânico para unir o Pacifico com o Atlântico. Neste sentido, nós nos propusemos a conversar com os empresários e os líderes do governo para podermos integrá-los”, afirmou Ortiz.

Ricardo Tomczyk acenou positivamente para uma cooperação. “Vejo que se buscarmos ainda mais esclarecimentos e fortalecermos o debate pode ser algo acessível. Temos total interesse em fomentar as relações com os mercados internacionais. Transportamos grandes volumes de produtos e se essa rota sul for realmente mais curta e mais barata, creio ser um passo a mais rumo ao estreitamento com o mercado chinês, sobretudo”, conclui Tomczyk.

A delegação peruana se reuniu com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) e visitarão ainda empresas mato-grossenses

Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26