A Defesa Civil de Cuiabá alertou, nesta terça-feira (24), sobre a possibilidade de chuvas intensas na região metropolitana a partir desta quarta-feira (25). Conforme a corporação, a precipitação pode acumular 50 milimetros por dia com as pancadas de chuva de 20 e 30 milimetros por hora, com ventos que podem atingir até 60 km/h.
De acordo com a Defesa, o corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado como risco baixo. Porém, a população deve estar atenta ao temporal. A corporação informou que nesta época do ano as chuvas são mais intensas e frequentes.
As pessoas que vivem em áreas vulneráveis devem redobrar os cuidados, sugeriu a Defesa. Os cuidados incluem perceber a movimentação no solo, olhar para rachaduras nas paredes das casas e evitar ficar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão.
Outras dicas da corporação são evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas com alagamentos. Em caso de raios, desligar os equipamentos das tomadas e evitar ficar em locais abertos e em contato com água.
A Defesa ainda alertou para evitar entrar em rios e cachoeiras nesse período, porque pode levar a ocorrência de cabeças d’água, o que pode ocasionar em afogamentos.