Entre Aspas

Data chama a atenção para importância da doação do leite materno

Nesta quinta-feira (01) é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Materno. A data chama a atenção para o ato de doar – que pode salvar a vida de crianças prematuras e daqueles que estão nas UTIs neonatais e contribui para a saúde das lactantes, mas que ainda tem poucas adeptas no país.

O Brasil possui a maior e mais complexa rede de Banco de Leite do mundo, que conta com 202 bancos e 98 postos de coleta em todo o país e é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas faltam doadoras.

Atualmente, o volume coletado em todo o país representa de 55% a 60% da real demanda nacional. Em Mato Grosso, em 2014, 1.798 mulheres doaram 1,4 mil litros de leite materno, que beneficiaram 1,1 mil bebês.

O Hospital Infantil e Maternidade Femina é um dos postos de coleta de leite materno em Cuiabá e é associado ao Banco de Leite do Hospital Universitário Júlio Muller. As doações são recebidas durante todo o ano.

Para doar, a lactante deve estar saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação e na doação, além de apresentar os exames iniciais do acompanhamento gestacional, como o de Sífilis, HIV, Toxoplasmose e Rubéola.

COLETA – As doações podem ser feitas a partir do parto até enquanto a mulher produzir leite. O frasco para armazenamento deve ser de vidro, de boca larga e com tampa de plástico (do tipo café solúvel), deve-se retirar o rótulo e o papel de dentro da tampa. A coleta pode ser feita tanto manualmente ou com uma bomba (ambas devem ser esterilizadas) – e realizada várias vezes ao dia.

"A interessada pode vir até a Femina com os exames, preencher uma ficha cadastral e já pode fazer a primeira coleta aqui mesmo. Também repassamos orientações da maneira correta de fazer o procedimento em casa", explica a coordenadora de Nutrição da Femina, Nilvia Santos.

Após coletado, o leite materno doado é encaminhado ao Banco de Leite do Hospital Universitário Júlio Muller, onde é pasteurizado e redistribuído para atender as necessidades da UTI's neonatais.

De acordo com o Ministério da Saúde, o banco de leite é um centro especializado vinculado a um hospital materno ou infantil que promove o aleitamento materno e realiza atividades de coleta, processamento e controle de qualidade das doações.

 Mais informações pelos telefones: (65) 2128-9064/9183

(Assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Entre Aspas

Primeiro smartphone ‘em Braille’ do mundo será lançado este ano

Em vez de fazer uso da conversão de texto em voz, o aparelho de Sumit Dagar recorrerá a uma tecnologia
Entre Aspas

CRÉDITO IMOBILIÁRIO