Nacional

Dados do Cartão Nacional de Saúde vazam na web

Por G1, Foto: reprodução, Acesse a matéria AQUI

O Ministério da Saúde confirmou nesta segunda-feira (27) que dados pessoais de cidadãos brasileiros, que constavam no Cartão Nacional de Saúde, foram divulgados de maneira indevida na internet. Segundo a pasta, o vazamento não resultou da invasão de um hacker ao sistema, e sim, do uso indevido de informações obtidas com um login válido.

Isso significa que, de acordo com o Ministério da Saúde, alguém usou a credencial de um servidor de saúde para acessar e divulgar os dados. Às 18h40, o governo informou que o site que mostrava essas informações já tinha saído do ar. Os dados de acesso foram repassados à Polícia Federal, que deve investigar o caso.

A lista de dados divulgados na internet incluía nome completo, CPF, nome do pai e da mãe do cidadão e endereço completo. A base de dados do Cartão Nacional de Saúde é integrada à da Receita Federal – com isso, mesmo cidadãos que nunca usaram a rede pública de saúde podem ter tido os dados divulgados.

Até a publicação dessa reportagem, o governo federal não tinha divulgado detalhes sobre as credenciais que foram usadas pelo invasor – se pertenciam a um servidor municipal, estadual ou federal, por exemplo. Segundo o ministério, esses dados de acesso foram bloqueados.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus