Economia

Custo da produção de soja aumenta em Mato Grosso

Os produtores de soja no Mato Grosso se preparam para iniciar o plantio de uma nova safra, mas estão preocupados com o aumento dos custos da produção. Em Sinop, norte do estado, as sementes só deverão ser cultivadas a partir do dia 15 de setembro, quando termina o vazio sanitário da soja no estado, mas o agricultor sabe que terá que gastar mais para plantar a lavoura.

O produtor rural Gilberto Baldissera citou a alta dos preços de insumos como principal razão para o aumento do custo: "Com certeza esse ano vai ficar bem mais caro porque o produto mesmo subiu. Uns nem tanto, mas outros subiram. Estão 20, 25% mais caros que o ano passado".

Segundo o produtor, dois itens pesam mais nas despesas da lavoura: sementes e agrotóxicos. As contas são feitas em sacas de soja.

No caso de Gilberto, na safra anterior ele fechou os custos por hectare em 36 sacas, na época a cotação dela estava em R$ 52. Agora, ele estima que gastará do plantio a colheita 40 sacas, mas com a cotação em R$70.

Segundo o Imea, Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, o estado deve colher quase 30 milhões de toneladas de soja na próxima safra. Também de acordo com o instituto, o item que mais aumentou para o agricultor foi a semente: 27% em relação a última safra.

Fonte: G. Rural

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26