A sala reúne mais de cem obras com temática indígena e alguns artefatos e fotos que compõe o acervo da SEC/MT.
Uma das novidades, é que os títulos literários podem ser consultados pela internet, através do site da Secretaria de Cultura. Já o acervo de peças ainda não totalmente disponibilizado ao público. A Secretaria conta com mais de 300 peças e apenas algumas foram selecionadas para a visitação do público.
Durante a reabertura, acontecerá a Mesa Redonda: Os índios e a Lei nº 11.645 tendo como debatedoras Aline Maira Batistella, servidora da Funai,s e Naine Terena, doutoranda em Educação e Mestre em artes. A intenção da mesa é apresentar aos participantes a Lei 11.645, que obriga as escolas do país ensinem sobre a história e cultura indígena. A mediação será da Profa. Dra. Carmen Lúcia da Silva, da UFMT.
Paralelo a mesa redonda, acontece a projeção do filme Mopo´i – o menino Manoki, que tem a direção de Sérgio Lobato. O filme Narra um mito do povo Manoki de Mato Grosso e foi premiado no Festival de Cinema e vídeo de Cuiabá em 2011. Complementando a programação, os participantes poderão ainda, ouvir a contação de histórias indígenas, que será realizada por servidores da Biblioteca Estevão de Mendonça.
Todas as atividades são gratuitas e tem início as 14h. Para mais informações os interessados devem entrar em contato pelo telefone (65) 3613-9240.