Em muitos casos, os animais não vasculham o lixo por estarem passando fome, essa situação remete ao instinto de sobrevivência deles ou por estarem entediados e ansiosos. O olfato dos pets é muito mais aguçado do que o dos humanos e isso explica o fato do lixo chamar tanto a atenção, imagine que eles sentem como se fosse um balde de ouro no final do arco-íris com todos aqueles odores “deliciosos”.
Esse problema pode piorar quando o pet já passou fome de alguma forma ou teve que brigar por comida. O instinto de sobrevivência será maior e essa situação será mais recorrente. Alguns gatos também têm o costume de revirar o lixo, mas quando vivem dentro de casa, é menos comum de acontecer.
Perigos de vasculhar o lixo
Todavia, há muitos perigos dentro de uma lixeira que podem causar sérios problemas de saúde no seu filho de quatro patas. Há inúmeros alimentos que são tóxicos aos pets, além dos produtos de limpeza e higiene. Outro perigo são as embalagens plásticas e de metal que podem ficar presas a eles.
Alimentos que não devem ser ingeridos que podem estar na lixeira
O maior volume de descarte de lixo certamente é restos de alimento e suas embalagens. Comidas como chocolate, abacate, alho e café são consumidas no nosso cotidiano, porém se o pet vasculhar o lixo e ingeri-las corre um grande risco de ser intoxicado. Restos de carne também são perigosos assim como ossos que podem perfurar a boca e/ ou seu trato digestivo.
Determinados de embalagens e latas podem conter restos de alimentos e nestes casos, o perigo está no fato deles tentarem colocar o focinho ou até mesmo a cabeça dentro do recipiente.Produtos químicos
Não é apenas na lixeira da cozinha que os pets podem ter interesse de mexer e são nesses casos que eles podem ingerir produtos químicos e de higiene pessoal como papel higiênico, fio dental e pasta de dente.
Dicas para evitar que eles vasculhem o lixo
Como foi dito, há grandes perigos para a saúde dos pets que convivem com esse comportamento, felizmente, existem algumas dicas e cuidados que você pode ter para evitar que eles continuem mexendo no lixo.
- Dificulte o acesso, principalmente para cães que não consegue subir em lugares altos;
- Compre lixeiras com tampas e que são resistentes;
- Hoje em dia, existem lixeiras embutidas dentro de armários ou da bancada, essa é uma boa dica tanto para o visual da cozinha tanto para evitar que seu pet tenha acesso;
- Enriqueça o ambiente com brinquedos e dê petiscos, esse comportamento também está associado com a ansiedade, passear e brincar diariamente poderá funcionar.
Vale lembrar que não é assim tão raro que os animais contraiam botulismo quando comem lixo ou carcaças de outros animais. Trata-se de uma doença grave que causa paralisia e pode ser fatal. Caso seu pet consiga acessar o lixo e aconteça algum acidente, leve-o ao médico veterinário imediatamente para certificar-se que está tudo bem.