Economia

Cuiabanos aumentam a Intenção de Consumo em 5,8% em outubro

O mês de outubro mostrou que os consumidores de Cuiabá estão mais propensos ao consumo, de acordo com a pesquisa que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada nesta quarta-feira (24) pela Fecomércio-MT. O índice saltou de 71,8 pontos em setembro para 75,9 pontos em outubro, saldo positivo de 5,8%. O patamar atual se aproxima do registrado no mesmo período do ano passado, que era de 76,2 pontos.

Em todas as faixas de renda, o resultado foi positivo em outubro sobre setembro. Para as famílias que recebem até 10 salários mínimos (s.m.), a elevação mensal foi de 5,9% (74 pontos). Para as que recebem acima de 10 s.m, o crescimento foi de 4,8% (93,2 pontos).

Ainda assim, a pesquisa mostra grau de insatisfação, pois o índice abaixo de 100 pontos indica uma percepção de insatisfação, enquanto acima de 100 (com limite de 200 pontos) indica o grau de satisfação em termos de emprego, renda e capacidade de consumo.

Família cuiabana pensa em consumir mais nos próximos meses

Dos subíndices da pesquisa, apenas dois apresentaram variação negativa no mês, “Compra a Prazo (Acesso ao crédito)”, com retração de 1,4% e “Momento para Duráveis”, com -5,0. Já os demais componentes tiveram elevação, destaque para “Perspectiva de Consumo”, que registrou aumento de 28,8% no mês. Isso demonstra que as famílias da capital estão mais propensas a consumirem mais nos próximos meses.

Os subíndices que medem a situação do “Emprego Atual”, “Perspectiva Profissional” e “Renda Atual” tiveram crescimento de 2,9%, 7,1% e 7%, respectivamente. O que pode vir a refletir nessa forte alta para o consumo registrado no mês de outubro.

Para o presidente da Fecomércio-MT, Hermes Martins da Cunha, as famílias estão recuperando, mesmo que de forma lenta, a intenção do consumo. “Os sinais de melhora do mercado de trabalho estão contribuindo para elevar o grau de confiança dos consumidores nos próximos meses, o que também ajuda no ritmo de crescimento das vendas”, afirmou.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26