Circuito Maçônico

Cuiabano assume veneralato em loja inglesa

Carlos Tiago Sidarta Fortunato Gomes de Carvalho conheceu a maçonaria por meio de seu envolvimento como tradutor em viagem realizada por maçons do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso a cidade de Hinckley na Inglaterra no ano de 2015, onde participariam de evento da reunião do Grand College of Holy Royal Arch Knight Templar Priests (Grande Colégio do Sagrado Real Arco de Sacerdotes Cavaleiros Templários).

Carlos Tiago no trono de venerável mestre

Carlos Tiago é filho de Sebastião Carlos Gomes de Carvalho, maçom do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso e ex-presidente da Academia Mato-grossense de Letras. E ao passar férias em Cuiabá foi proposto e iniciado na Augusta e Respeitável Lojas Simbólica Arraial da Forquilha filiada ao Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. A sessão foi presidida pelo então grão-mestre Osvaldo Roberto Sobrinho de forma excepcional.

No entanto, ao retornar a Inglaterra tomou conhecimento da falta de reconhecimento da Grande Loja Unida da Inglaterra em relação a maçons iniciados no Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, tendo em vista a necessidade de tratado de reconhecimento mútuo nos termos das legislações maçônicas.

Assim, Carlos Tiago pediu permissão aos seu padrinhos em Mato Grosso para deixar o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso e foi novamente iniciado na Loja Simbólica “Lambeth Borough Council Lodge 2941”, filiada a Grande Loja metropolitana de Londres e membro da Grande Loja Unida da Inglaterra, passando novamente por todos os graus simbólicos de aprendiz, companheiro e mestre.

Seu esforço não foi em vão, pois agora no dia 1º de dezembro de 2023 foi instalado como venerável mestre da Loja Simbólica “Lambeth Borough Council Lodge 2941”, que se reúne no Freemasons’ Hall, Great Queen Street, sempre as segundas sextas-feiras dos meses de março e junho e nas primeiras sextas-feiras de outubro e dezembro.

Como singela referência histórica a Loja “Lambeth Council Borough Lodge 2941” teve sua consagração formada principalmente por membros da sub-prefeitura de Londres em Lambeth, o que ocorreu numa sexta-feira, 12 de dezembro de 1902, no Hotel Holborn Viaduct. A cerimônia foi conduzida pelo Bro. Sir. Edward Letchworth como Grande Secretario, Bro. Edwards Terry, como Primeiro Vigilante, Dr. Sandbelrg como Segundo Vigilante, Bro. Reverendo Sir. Borrodaile Savory como Capelão, Edward Armitage, como Diretor de Cerimônia e Fred. A. Powell como Cobridor Interno

No discurso de oração realizado pelo Bro. Reverendo Sir. Borrodaile Savory como Capelão foi perguntando o que uma loja significa? Significa a formacao de um novo centro de Luz para a disseminação do Amor Fraternal, alívio e verdade. Amor fraternal, um dos fundamentos da maçonaria. Alivio, uma prova do amor deles. E Verdade, a verdadeira fundação de todos. Foi lembrado que o Amor Fraterno, o Alívio e a Verdade deveriam ser aplicados a todos, ricos e pobres. E por fim ter o Grande Arquiteto como guia, para que a loja se revelasse uma bênção inestimável para a sub-prefeitura onde estava localizada.

Parabéns Carlos Tiago Sidarta Fortunato Gomes de Carvalho, que o seu exemplo de tenacidade, resiliência e amor aos augustos mistérios maçônicos sirvam de exemplo a todos os maçons espalhados pelos rincões do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. E parabéns a Loja Simbólica “Lambeth Borough Council Lodge 2941” por ter em sua direção um cuiabano de escol que orgulha seus irmãos aqui de Cuiabá, do Mato Grosso e do Brasil.

Que o Grande Arquiteto do Universo o proteja e guie com infinita sabedoria nessa honrosa missão.

Salve Venerável Mestre!

Abaixo da convocação da sessão de instalação de Carlos Tiago

Antonio Horácio da Silva Neto

About Author

Antonio Horácio da Silva Neto é juiz de direito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e presidente da Academia Mato-grossense de Magistrados. Colaborador especial do Circuito Mato Grosso desde 2015.

Você também pode se interessar

Circuito Maçônico

Rudyard Kipling e a Maçonaria

Rudyard Kipling nasceu no dia 30 de dezembro de 1865, em Bombaim, Índia. Educado na Inglaterra retorna a Lahore, Índia