Cidades

Cuiabá teme calamidade com interdição do Pronto Socorro de VG

Após as declarações do juiz da 3ª Vara de Fazenda Pública, Alexandre Elias Filho, que levantou a hipótese de interdição do centro cirúrgico do Pronto Socorro de Várzea Grande, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, receosa com a situação, afirmou que o hospital público da Capital já opera com o seu quadro máximo de internação, sem possibilidade de abertura de novos leitos.

Conforme vistoria realizada no último dia 22, no Pronto Socorro da cidade vizinha à Capital, os representantes de Justiça Estadual identificaram uma série de irregularidades que podem causar o fechamento do local.

No relatório elaborado, o juiz Alexandre Elias Filho estipulou um prazo de 10 dias para que a Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e os conselhos de Medicina e de Enfermagem, apresentem relatórios circunstanciados a respeito do hospital. O magistrado não descartou a possibilidade da interdição do Pronto Socorro do município, caso necessário.

Cientes da possibilidade da migração de mais pacientes para o pronto socorro da capital, a secretaria fez um apelo às autoridades estaduais, Ministério Público e Poder Judiciário, bem como à prefeitura do município vizinho, para que encontrem uma solução urgente para o caso do Pronto Socorro de Várzea Grande. 

Em nota, a secretaria afirmou que dos 240 pacientes internados no hospital nesta data, 130 (54%) são de Cuiabá, enquanto 110 (46%) são oriundos de outras cidades do interior de Mato Grosso.

Especificamente no caso de cirurgia ortopédica, estão internados hoje no Pronto Socorro de Cuiabá, 53 pacientes, sendo 30 (56%) de Cuiabá e 23 (44%) de outras cidades do interior do Estado.

“Embora atenda no regime de ‘porta aberta’, não recusando pacientes de nenhuma natureza ou origem, o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá está com sua capacidade de atendimento já comprometida, não dispondo de nenhuma condição técnica e operacional para absorver a demanda proveniente do fechamento do centro cirúrgico do Pronto Socorro de Várzea Grande”, diz trecho de esclarecimento.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.