Economia

Cuiabá sobe em ranking e aparece entre as 10 melhores cidades brasileiras para empreender

Um levantamento nacional divulgado nesta quarta-feira (16) pelo jornal O Estado de São Paulo coloca Cuiabá entre as 10 melhores cidades brasileiras para empreender. Segundo o texto, a pesquisa foi feita pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Endeavor Brasil.

O índice aponta ainda que a capital mato-grossense é uma dos quatro municípios que conseguiram melhorar o desempenho de 2020 para 2021, entrando no top 10 do ranking. Em 2020, Cuiabá ocupou a 61ª posição, com 5,70 pontos. Já no último ano, alcançou a pontuação de 7,59, subindo 51 posições na lista.

O estudo é uma das mais importantes ferramentas de avaliação do cenário de negócios dentro do país e será divulgado, na íntegra, ainda nesta no dia de hoje. Também conforme o levantamento, a região Centro-Oeste é um das que mais ganharam destaque nesta área. Para chegar aos resultados, os pesquisadores levaram em consideração critérios como ambiente regulatório, infraestrutura, capital financeiro, capital humano e cultura empreendedora. 

“É mais um resultado positivo que a nossa gestão recebe com extrema alegria. O estudo mede o desempenho das 101 cidades mais populosas do Brasil. Então, estar entre as 10 mais bem avaliadas é um feito enorme para nossa amada Cuiabá. Temos a certeza de que nos próximos anos os avanços serão ainda maiores, pois sabemos de todo potencial de crescimento que Cuiabá possui”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

FOMENTO

Seja com obras, programas ou ações, a Prefeitura de Cuiabá tem, de forma contínua, buscado colaborar para o desenvolvimento econômico da Capital.  No campo da infraestrutura, por exemplo, foram dois viadutos construídos, mais de 300 quilômetros de pavimentação, mais de 150 praças, parques, e ainda está em andamento a edificação do Contorno Leste, que será um novo corredor de mobilidade urbana e desenvolvimentista.

Ainda para alavancar esse crescimento, a gestão Emanuel Pinheiro lançou o programa Pra Frente Cuiabá, que desenvolve uma série de ações de fomento. São elas: Cuiabanco, Agro da Gente, Sine da Gente, Qualifica Cuiabá, Enem Digital e o Programa de Importação e Exportação de Cuiabá- IMEX.  

“Por meio do Pra Frente Cuiabá, estamos incentivando o crescimento econômico, debatendo e promovendo ações com diversos segmentos dessa área. É um impulso que a cidade precisava, principalmente a partir dos impactos gerados pela pandemia da Covid-19”, completa o chefe do Executivo.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26