Cultura

Cuiabá será palco do show da banda nacional Ponto de Equilíbrio

 
O festival é solidário e está encabeçando uma campanha de arrecadação de leite, que será destinado a Associação dos Amigos da Criança com Câncer (AACC) de Mato Grosso. Misturando música e solidariedade, está ação vai contagiar você; que doando um litro de leite, ganhará desconto no ingresso. No embalo do reggae, o público contará com uma feira gastronomia e artesanal, além de intervenções artísticas e culturais, durante quase 12 horas de festival.
 
Ponto de Equilíbrio
 
O nome da banda surgiu como o equilíbrio entre o céu e a terra, o positivo e o negativo, o bem e o mal. As letras, compostas pelos próprios integrantes, transmitem mensagens de igualdade social, a busca pelo equilíbrio do homem perante o meio ambiente, amor e justiça, de acordo com a filosofia rastafári. O conteúdo de suas letras denunciam as desigualdades sociais geradas pelo sistema capitalista, alertando para um chamado espiritual de amor, verdade e justiça e mobilizando as pessoas na luta por seus direitos.
 
A banda dialoga com diversas vertentes musicais entre Brasil, Jamaica e África e entre o autêntico reggae roots e hits radiofônicos atuais. O som conta com influências de dub, samba e também alguns ritmos regionais, como a capoeira de Angola, o maculelê e o maracatu.
 
O Ponto de Equilíbrio é uma banda do subúrbio de Vila Isabel (RJ), criada em 1999, que surgiu do encontro de oito músicos, que fez e faz história, cantando reggae e levando suas mensagens em todo o país. O grupo mantém a formação inicial, com o vocalista Hélio Bentes, André Sampaio na guitarra solo e backing vocals, Lucas Kastrup na bateria, Marcio Sampaio na guitarra rítmica, Pedro “pedrada” Caetano no baixo, Tiago Caetano nos teclados e backing vocals e Marcelo “gracia” Campos na percussão.
 
Esses oito músicos cariocas estão comprometidos com uma militância ideológica e espiritual, no sentido de almejarem uma vida de total irmandade, plantando as sementes de um futuro de paz entre as nações. Independente de sexo, idade, cor ou credo, essa é a missão da banda Ponto de Equilíbrio.
 
A banda desenvolveu suas próprias personalidades, alicerçadas no conteúdo da música reggae. Apesar das dificuldades geradas por um mercado onde falta originalidade e sobram modismos passageiros, a banda traz uma nova proposta de conscientização, através da linguagem do autêntico reggae rastafári.
 
Trajetória
 
Com seis meses de existência, a banda gravou seu primeiro CD demonstração, que continha as músicas "Árvore do Reggae", "Lágrimas de Jah", "Rastafará" (primeiros sucessos) além de "Odisséia na Balilônia" e uma versão própria de "Soul Rebel" de Bob Marley. Logo o público já cantava as músicas nos shows e apesar de totalmente independente, o CD chegou a ser vendido até mesmo no exterior, divulgando bastante o nome e o som da banda.
 
O segundo CD demo foi gravado em 2001 e trouxe dez faixas que incluem "Aonde vai chegar", "Ponto de Equilíbrio", "Poder da Palavra" e "Só Quero o Que é Meu". Este trabalho rendeu a popularização da banda Ponto de Equilíbrio em escala nacional e em 2004 foi premiado com o disco de ouro em Guarulhos (SP), que corresponde à venda de mais de 50.000 cópias, sendo possivelmente o CD demonstração mais vendido no Brasil.
 
Em 2004, a banda lançou o álbum “Reggae a Vida com Amor”, lançado independente, com mais de 70 mil cópias vendidas. Em 2007, o Ponto de Equilíbrio lançou o segundo CD “Abre a Janela”, álbum este que posicionou a banda no mercado internacional, sendo lançado em cinco países, Alemanha, Grécia, Portugal, Espanha e Suíça. Em 2010, a banda lançou o terceiro álbum “Dia Após Dia Lutando”. Em 2013, a banda gravou seu primeiro DVD “Juntos Somos Fortes”.
 
Serviço
 
O que: Show da banda nacional de reggae, Ponto de Equilíbrio.
 
Quando: Dia 17 de maio de 2014.
 
Onde: Chácara Paraíso, bairro São Gonçalo Beira Rio – Rua do Hotel Fazenda Mato Grosso.
 
Horário: A partir das 17h30.
 
Outras atrações: Diholex Rock Reggae, Negramina, Banda Salomanos, Orgânico Dub, Mc Sabido, La Lírica Cultural e DJ Remicio Nogis.
 
Pontos de venda –
 
Cuiabá
 
Paralello Tour: 3054-0222 / 9984-2056
 
Alex Paraná Muay Thai: 3054-1938 / 9290-2819 
 
Conveniência do Boa 24h: 3627-2061 
 
Feitiço da Lua: 3627-6998
 
Casa de Festas: 9953-1935
 
Hookerz – Beer Club: 3052-5387
 
Chapada dos Guimarães:
 
Leninho Ribeiro: 9232-9784
 
Neto ou Carol: 9282-2151 / 9306-2041
 
Primavera do Leste:
 
Paula Valério: (66) 9986-2284
 
Tangará da Serra:
 
Joabes Miguel: (65) 9982-7419
 
 
Da Assessoria 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e