Cultura

Cuiabá recebe 3ª Mostra O Negro no Cinema

 
A abertura da Mostra será no dia 19, no Cine Araújo, no Pantanal Shopping, e conta com a estreia do longa-documentário do homenageado: Raça – Um filme sobre igualdade, filmado de 2005 a 2011.  A produção é uma parceria, iniciada na década de 1990, entre o diretor e a documentarista norte-americana Megan Mylan, ganhadora de Oscar. “Juntos trabalhamos para que o filme promova uma reflexão nacional sobre a desigualdade racial e a identidade racial do país”, afirma Joel, destacando que a obra capta o debate sobre a busca da superação da desigualdade racial no Brasil com cenas inéditas dos bastidores do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal no início deste século.
 
Para registrar esse momento histórico em que o debate racial se tornou constante na mídia e no discurso público, os diretores acompanharam de perto três personalidades negras que estavam – cada uma a sua maneira – na linha de frente dessa batalha pela igualdade. Entre elas, está o senador Paulo Paim – com seu esforço para sancionar a lei do “Estatuto da Igualdade Racial” no Congresso Nacional, em Brasília. Paim é autor do projeto original que demorou quase uma década para ser aprovado.
 
A película também apresenta a luta de Miúda dos Santos – neta de africanos escravizados e ativista quilombola – pela posse das terras e pelo respeito às suas tradições ancestrais da Comunidade Quilombola de Linharinho, no Espírito Santo. Junto com os moradores da região, Miúda briga contra um gigante do ramo da celulose, a empresa Aracruz.
 
“Raça” mostra ainda os bastidores da trajetória do cantor, apresentador e empresário Netinho de Paula durante todo o processo de criação e tentativa de consolidar seu canal TV da Gente. Fundado em 2005, no interior de São Paulo, o canal formado majoritariamente por profissionais negros foi idealizado pelo artista.
 
O filme teve sua primeira exibição como Hors Concours na Mostra Première Brasil, durante o Festival de Cinema do Rio de Janeiro, em outubro de 2012. E foi selecionado para o FESPACO 2013 – Pan African Film Festival of Ouagadougou. (fev/2013).
 
Programação Sesc Arsenal – de 20 a 23 de novembro
 
No dia 20, será projetado o filme Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado. Longa-metragem que revela uma das nossas maiores fraturas sociais: o turismo sexual e a exploração de crianças e adolescentes.
 
A produção é vendedora do Melhor Longa-metragem e Melhor Documentário do III Bahia Afro Film Festival (Maio/2010), Melhor filme e Melhor Diretor (votação do público), na 9ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE 9), Melhor Documentário (votação do público) e Menção Honrosa do Júri do VII Mostra Vidas na Tela (Natal/2009) e “Menção Honrosa” do FIC – X Festival Internacional de Cinema de Brasília (Novembro/2008).
 
No dia 21, ganham a tela o curta Retrato em Preto e Branco e o longa Filhas do Vento. O primeiro é um documentário sobre a mídia e relações raciais no Brasil, selecionado para vários festivais no exterior, entre eles 1ère Muestra Europeenne de Videos Latino-Americaines, França (1993), Chicago Latino Film Festival (EUA/1994) e IV Encontro Latino Americano de Vídeo, Peru (Novembro/1993).
 
Já o longa é uma produção de ficção, um dos seis roteiros premiados pelo Concurso de Longas de Ficção de Baixo-orçamento do Ministério da Cultura (Dezembro/2001), Premiére Mundial em Nova York, a convite do MoMA – Museu de Arte Moderna (Junho/2004), vencedor de 8 kikitos, em 6 categorias no Festival de Cinema de Gramado (Agosto/2004) (Melhor Filme escolhido pela crítica; Melhor Diretor – Joel Zito Araújo; Melhor Ator – Milton Gonçalves; 02 Kikitos para Melhor Atriz – Ruth de Souza e Lea Garcia; Melhor Ator Coadjuvante – Rocco Pitanga; e02 Kikitos de Melhor Atriz Coadjuvante – Tais Araújo e Thalma de Freitas.
 
No dia 22, a mostra tem início com a exibição do curta Vista a Minha Pele – realizado para o projeto “Educar para a Igualdade Racial – Experiências de promoção da igualdade racial/étnica no ambiente escolar” -, uma parceira da UNICEF, Ministério da Justiça e a Ong paulista CEERT (2003).
 
Em seguida, o público confere o documentário A Negação do Brasil, um filme de longa-metragem sobre os preconceitos, tabus e a trajetória do personagem negro na telenovela brasileira.
 
A obra teve o roteiro premiado pelo Concurso Nacional de Documentários do Ministério da Cultura de 1999. Além de prêmios como de Melhor Filme da Competição Brasileira do 6o. Festival Internacional de Documentários – É Tudo Verdade (São Paulo/RJ – 2001); Melhor Pesquisa do 6o. Festival Internacional de Documentários – É Tudo Verdade (São Paulo/RJ – 2001); Quanta para o melhor documentário brasileiro – É Tudo Verdade (São Paulo/RJ – 2001); Gilberto Freire de Cinema, no 5o. Festival de Cinema do Recife (2001) e Melhor Roteiro de Longa Documentário, no 5o. Festival de Cinema do Recife (2001).
 
Encerrando a programação, no dia 23, será exibido O Efêmero Estado União de Jeová -documentário de longa-metragem para televisão sobre o sonho messiânico de curta duração de Udelino de Matos, que tentou formar um estado camponês com a população de maioria negra do norte do Espírito Santo, nos anos 50. Uma co-produção com a TV Gazeta (Rede Globo) do Espírito Santo (1999).
 
Sobre o homenageado – Joel Zito é cineasta, escritor, professor, diretor, produtor executivo e roteirista de filmes de ficção e documentários, programas de TV, vídeos educacionais e institucionais. Joel é também um grande disseminador, curador e consultor de Mostras de Cinema Negro.
 
Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/USP.
Pós-doutorado no Department of Radio-TV-Film & Department of Anthropology da University of Texas em Austin.
 
Professor convidado do Departamento de Radio-TV-Film da University of Texas – Austin (agosto/2001 a junho/2002) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi-Morumbi, São Paulo (2000-2001). Coordenador pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Cinema em Cuiabá (Out/2006 a Out/2008), Universidade de Cuiabá e MISC – Museu de Imagem e do Som de Cuiabá e do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Cinema de Cabo Verde (Mindelo) no M_EIA Instituto Internacional de Arte (jan a junho de 2011).
 
A Mostra é uma realização da AMISCIM, Sesc e Terra do Sol, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Governo do Estado, e apoio cultural da Baobá – Fundo para Equilíbrio Racial, Fordfoundation, Casa de Criação Cinema e coletivo Todavia.
 
Serviço:
3ª Mostra O Negro no Cinema
19 de novembro / Cine Araújo
20 a 23 de novembro / Sesc Arsenal
Às 19h
Entrada Franca
 
 
Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e