Cidades

Cuiabá amanhece limpa neste domingo de eleição

Fotos: Sandra Carvalho

Ao contrário do primeiro turno das eleições municipais, no dia 02 de outubro, a capital mato-grossense amanheceu limpa neste dia 30, para o segundo turno que vai definir o novo prefeito de Cuiabá.is meses são similares ao total de valores recolhidos nos últimos nove anos. Enfrente a Escola Estadual João Briene de Camargo, no bairro Areão, HAVIA muitos santinhos, folders e cartazes pelo chão e também no asfalto no primeiro turno e hoje a cena é outra como mostra a foto.

Em todo o Brasil, Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil promoveram ações de conscientização visando estimular partidos, candidatos e eleitores a contribuírem para uma eleição mais limpa, segura, transparente e sustentável. São ações educativas, mas que também buscam incentivar o cidadão a fiscalizar e a denunciar excessos cometidos no pleito eleitoral.

As propostas das campanhas buscaram, entre outras ações, reduzir o lixo provocado pelas eleições; orientar candidatos, partidos políticos e coligações para a transparência na arrecadação de recursos, gastos e prestações de contas e para que sigam regras de segurança para eventos de campanha; promover a sustentabilidade, sensibilizando candidatos a utilizarem materiais recicláveis e a darem destinação ambientalmente correta para as sobras de material; e incentivar os eleitores a apoiarem candidatos que respeitam a cidade, as pessoas e as leis.

Em Mato Grosso, o TRE desenvolveu a campanha “Cidade Limpa” com o intuito de evitar que os candidatos joguem santinhos na porta dos locais de votação na véspera do pleito, uma prática corriqueira em anos anteriores.

Por meio da campanha, a Justiça Eleitoral mato-grossense visa estimular os candidatos, representantes de partidos políticos e de coligações a entregarem o resto do material de campanha na sede do cartório eleitoral, em horário pré-agendado com o juiz eleitoral.

Esses materiais serão encaminhados para associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Nos municípios onde não haja entidades voltadas para a reciclagem, os materiais serão entregues na prefeitura municipal, para destinação ecologicamente correta.

Sandra Carvalho

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.