DESTAQUE 3 Economia

Cosméticos e chocolates lideram preferências para presentes de Dia dos Namorados

Pesquisa aponta que 95% dos consumidores vão deixar as compras para a última hora; mais da metade deve gastar mais de R$ 200 em presentes

Por Assessoria/CDL-MT

A menos de uma semana para o Dia dos Namorados, lojas de rua e de shoppings centers na capital já iniciam a preparação para as vendas da data. Estudo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) aponta que o empresariado está confiante com a possibilidade de incrementar o faturamento na última grande celebração do calendário varejista neste primeiro semestre. A projeção é de alta de 4,2% nas vendas em relação ao ano passado. 

A movimentação nos estabelecimentos deve aumentar de forma expressiva na véspera da data, já que 95% dos consumidores entrevistados revelaram que deixaram a pesquisa de preço e a aquisição de produtos para a última hora. Quanto ao local de compras, 8 em cada 10 preferem comprar em lojas físicas de rua ou nos shoppings centers. 9% dizem que vão adquirir produtos pela internet, enquanto 7,8% utilizarão outros canais de vendas. 

Conforme a pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá, perfumes e cosméticos serão os produtos mais demandados pelos clientes, com 33,5% da preferência. Em seguida, aparecem vestuários e acessórios (10,6%), cestas de café da manhã (8,7%) e bombons e chocolates (8,4%). Calçados e bolsas (6,8%), aparelhos smartphones (4,9%) e eletrônicos (2,7%) também estão na lista dos apaixonados. 

Compras menores, gastos maiores

A maioria (84%) dos consumidores vai comprar apenas um presente para mimar seus companheiros.  

Por outro lado, os casais estão mais propensos a gastar. Isso porque 32% das pessoas ouvidas no levantamento relataram que vão desembolsar mais neste ano em relação ao Dia dos Namorados de 2023. Mais da metade (50,2%) pretendem gastar acima de R$ 200. Já 24,1% deles vão desembolsar entre R$ 151 e R$ 200. Outros 25,7% vão fazer compras de até R$ 150. 

Embora o cartão de crédito seja o instrumento mais usado (40%) na hora de adquirir presentes, o principal destaque é a adesão ao Pix como forma de pagamento. A ferramenta já é a segunda mais utilizada (24%) e registrou crescimento superior a 50% no comparativo com o ano passado. 21,1% dos clientes vão fazer compras com dinheiro físico e 10% com cartão de débito. 

Sobre a CDL Cuiabá – Com 51 anos de história, a instituição conta com 9 mil empresas associadas e visa unir forças para transformar Cuiabá no melhor lugar para empreender e morar. A entidade também produz soluções e serviços de economia operacional em contas de energia e telefone, segurança em transações on-line com a certificação digital, inteligência para concessão e retomada de crédito com segurança e recuperação de dívidas com o SPC Brasil. 

Foto: Getty Images

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26